Ordem do Dia 27/05/25
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia

A revista eletrônica Xataka Brasil, de matriz europeia, disponível no Portal Terra, traz uma série de matérias que revelam o perigoso momento pelo qual passa o planeta.
Basicamente, um rearmamento jamais visto, desde a queda do Muro de Berlim, em 1989. Há o registro de novas corvetas supermodernas construídas pela Finlândia, baterias de mísseis de longo alcance dispostas no Japão, aptas a atacar a China e a Coréia do Norte e a instalação da maior indústria alemã, voltada exclusivamente para a produção de veículos militares, blindados e armamentos.
A matéria principal, dessa semana, informa uma simulação eletrônica, com Inteligência Artificial, projetando um ataque aéreo russo sobre a Inglaterra. Com base na experiência ucraniana.
Os britânicos têm uma experiência histórica nesse nível, ocorrida durante a "blitz" alemã na Segunda Guerra.
Foram bem sucedidos em razão de dois fatores, principalmente: o eficiente sistema de radares ingleses, orientando a defesa antiaérea.
E a superioridade dos caças Sptfire e Hurricane, sobre seus equivalentes nazistas. Há relatos de batalhas, especialmente uma em duas frentes, em que para cada avião britânico abatido, três alemães foram destruídos.
Hoje, não haveria qualquer superioridade. Ainda que possa haver maior eficiência tecnológica nas aeronaves da OTAN, a guerra aérea, atualmente, está se definindo a partir de um enxame de drones, de diferentes matizes, alguns autônomos, pré-programados, kamikazes, ou orientados por Inteligência Artificial. Um inferno.
De certa forma, um caça de quinta geração pouco pode fazer diante de dezenas de drones em diferentes formações, com diferentes objetivos.
O resultado da simulação teria alarmado a Real Força Aérea. Estão dando "tratos à bola", em busca de soluções de defesa. Mais armas vêm aí.
Como disse o cancioneiro popular: "nada do que foi será...".
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com
Qual é a sua reação?






