Ordem do Dia 26/05/25

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia

Mai 26, 2025 - 10:57
Mai 26, 2025 - 11:44
Ordem do Dia 26/05/25

Uma das coisas mais estúpidas, em qualquer tempo, especialmente no tempo presente, seria, previamente, invalidar um ponto de vista, desqualificando a pessoa.

Uma sociedade dividida, com muitas “certezas” excludentes, produz um certo distanciamento prévio.
Isso não seria apenas preconceito, “cancelamento”, ou coisa que o valha. 

Seria uma espécie de “homicídio” doloso da opinião alheia. E duplamente qualificado: usando de meio cruel e sem dar qualquer chance de defesa à vítima.

O passo seguinte seria justificar o crime: a vítima mereceu porque seria “isso ou aquilo”. O que a pessoa tinha a dizer não é objeto de qualquer ponderação. Sequer é levado em conta.

Em resumo, o debate foi extinto. Por outro lado, a contra parte do “cancelamento” prévio, ou preliminar, seria o argumento de autoridade. 

A ideia é igualmente preconceituosa: pouco importa o que se diz, mas quem diz. Se o autor não for uma “autoridade” (que muitas vezes age como se assim fosse por “direito divino”), o argumento não tem valor. Mesmo que seja uma assertiva de pura lógica, ou mesmo uma operação matemática. 

Isso fica pior quando a “autoridade” seria um influencer, um ativista religioso, ou ideológico, ou detentor de algum tipo de poder em si mesmo, tipo força bruta. 

Todo esse sistema de desqualificação das ideias, e das pessoas, esse “assassinato” do bom senso, além das citadas qualificadoras, possuiria um agravante: o escrutínio se dá covardemente, normalmente por meios digitais, redes sociais, etc.

Isso equivale a uma espécie de fofoca turbinada pela tecnologia. Pior: exercida, majoritariamente, por pessoas sem qualquer conhecimento dos fatos, para dizer o que dizem. 

Ou exercendo o papel de “inocente útil”, massificando o cancelamento. Tudo isso em grande escala e nas mais diversas searas. Vamos mal. A próxima vítima pode ser a própria civilização.

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com  

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow