TSE anuncia que mais de 5,3 milhões de títulos eleitorais serão cancelados
Prazo para regularizar a situação do título se encerrou ontem

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta terça-feira, 20, que mais de 5,3 milhões de títulos eleitorais serão cancelados devido à ausência injustificada em três pleitos consecutivos e à falta de pagamento das multas correspondentes.
O prazo para regularização, que se encerrou na segunda-feira, 19, resultou nesse contingente significativo de eleitores em situação irregular.
Apesar do encerramento do prazo, o TSE oferece uma última oportunidade para os eleitores evitarem o cancelamento definitivo de sua inscrição.
Os cidadãos afetados devem comparecer a um cartório eleitoral ou utilizar o serviço de autoatendimento na internet para apresentar um requerimento até o dia 29 de maio.
A decisão final sobre a regularização ou o cancelamento caberá ao juízo eleitoral, que analisará a documentação anexada ao processo.
O Tribunal enfatiza que o cancelamento não será comunicado individualmente. Os eleitores devem verificar sua situação eleitoral diretamente no site do TSE.
A Justiça Eleitoral alerta que o simples pagamento dos débitos não impedirá o cancelamento do título; é imprescindível que o eleitor, além de quitar suas pendências, solicite formalmente a regularização de seu documento.
A partir de 30 de maio, aqueles que não tiverem tomado as providências necessárias terão seus títulos cancelados, o que os impedirá de votar e de serem votados nas próximas eleições.
Qual é a sua reação?






