Cartilha busca harmonizar relação de bares e vizinhos em Poços
Documento busca conciliar a manutenção da tradicional música ao vivo ou ambiente sem prejuízo da tranquilidade dos moradores

Uma iniciativa conjunta do Ministério Público e da Secretaria Municipal de Serviços Públicos de resultou na criação de uma cartilha de orientações para promover a boa convivência entre bares, restaurantes e a vizinhança em Poços de Caldas.
O documento, que visa equilibrar o entretenimento local com o direito ao sossego dos moradores, é fruto de amplas discussões e do diálogo entre diversas partes interessadas.
A ideia partiu do promotor de Justiça do Juizado Especial (JESP), laucir Antunes Modesto, e de Celso Donato, secretário de Serviços Públicos.
Para chegar aos termos finais da cartilha, foram ouvidos servidores municipais de fiscalização (Cláudio Torres, Diretor de Posturas), representantes do setor (Juliana Egima, presidente da Associação dos Bares e Restaurantes), secretários municipais (Rafael Conde, de Segurança Pública, Stefano Zincone, do Meio Ambiente, e Luiz Fernando Gonçalves, da Cultura), músicos profissionais (Edna Santos, Maestro Agenor e Guerrinha, entre outros), proprietários de bares e restaurantes com histórico de maior número de reclamações da vizinhança e Polícia Militar (capitão Luciano e sargento Mendes Luz).
As reuniões, marcadas por "muito diálogo e troca de experiências", ocorreram no Edifício Manhattan, sendo a última delas realizada no dia 16 de maio.
A cartilha foi divulgada com aprovação unânime e com a "justificada esperança de que será cumprida com bom senso e respeito à comunidade".
A expectativa é que o documento contribua para a manutenção da tradicional música ao vivo ou ambiente, um grande atrativo para os frequentadores, sem prejuízo da tranquilidade dos vizinhos.
Qual é a sua reação?






