Vereador quer informações sobre realização de biópsias pelo SUS

Limitação de encaminhamentos gera preocupação

Mai 9, 2025 - 16:01
Vereador quer informações sobre realização de biópsias pelo SUS
Vereador pede explicações sobre demora na realização de exames e procedimentos

Nesta semana, a Câmara aprovou um requerimento, de autoria do vereador Flávio Togni de Lima e Silva (MDB), que pede informações à Prefeitura sobre uma possível limitação de encaminhamentos para realização de biópsias pelas Unidades Básicas de Saúde. 

À frente da Ouvidoria do Legislativo desde o ano passado, o parlamentar tem recebido inúmeras demandas nessa área e, cumprindo seu papel de fiscalização, vem questionando o Executivo sobre providências tomadas. 

Entre os casos apresentados à Ouvidoria, há uma situação de paciente que possui indicação médica para realização de biópsia por Punção Aspirativa por Agulha Fina (PAAF), procedimento essencial para investigação diagnóstica de nódulo na tireoide ou paratireoide. 

Após entrar em contato com o canal Alô Saúde, foi informado que o mesmo se encontra, atualmente, em terceiro lugar na fila da sua UBS.

Demora
Segundo ele , existe uma grande preocupação quando se trata da demora para realização de exames e procedimentos. 

“Nesse caso específico, o paciente buscou informações na UBS e foi relatado que cada Unidade Básica de Saúde está autorizada a encaminhar apenas um paciente por mês para a realização de biópsia. Tal fato implicaria a realização do exame apenas no mês de julho, gerando atraso potencialmente prejudicial à saúde, especialmente diante da finalidade da PAAF, que é justamente identificar com celeridade se a lesão é de natureza benigna ou maligna”, comenta. 

No requerimento, o vereador indaga qual o número de pessoas aguardando na fila para biópsias e quantos procedimentos dessa natureza foram, efetivamente, realizados nos últimos 12 meses. Ele busca esclarecimentos, ainda, sobre o caso relatado na Ouvidoria da Câmara. 

“A realização rápida de biópsias é fundamental para garantir um diagnóstico precoce, especialmente em casos que envolvem a suspeita de câncer. Quando o exame é feito com agilidade, é possível iniciar o tratamento mais cedo, o que aumenta as chances de sucesso e reduz os riscos de agravamento da doença”, reforça o vereador. 

Outro questionamento apresentado é se existem estudos, propostas ou ações para ampliação da oferta desse exame no município.  

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow