Ordem do Dia 17/10/25

Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia

Out 17, 2025 - 12:57
Ordem do Dia 17/10/25

Editorial do Estadão abordou mais uma impostura de Lula, o apedeuta. Surfando na onda da estupidez bolsonarista, Lula, em evento oficial no Rio de Janeiro, decidiu tripudiar sobre o Congresso Nacional.

Disse que a instituição nunca teve tão "baixo nível". Pode ser. De baixo nível o homem entende. O presidente, antes da sentença condenatória, demonstrou, mais uma vez, que além de grosseiro permanece ignorante.

Para todos os fins de direito: tratou Hugo Motta, presidente da Câmara, como se fosse a representante do Congresso. Nada disso. A função pertence à Alcolumbre, presidente do Senado. Vexame.

Mas a ignorância quanto a cargos e funções, atribuições e papéis institucionais, não atinge apenas nosso apedeuta triplamente coroado - e ainda inadequado. Antes fosse.

O presidente, num passado distante, quando deputado federal, cunhou a famosa frase, sobre os mais de "300 picaretas" presentes na Câmara Federal. Seria, então, um deles?

Entretanto, apesar da larga experiência na administração pública, ainda tem uma desculpa para sua ignorância: não possui um único diploma escolar, segundo o próprio.

Mas a posse de diplomas não garante bom-senso, cultura ou conhecimento. Há aqueles que não sabem, nunca aprendem e se valem do atrevimento da ignorância. 

Um certo vice-prefeito, no afã de prestar vassalagem ao seu padrinho político, extrapolou suas funções, demonstrando que não conhece seu lugar, ou atribuições.

O tal padrinho político seria o ex-prefeito que, segundo o atual vice-vassalo, "venceu três eleições seguidas". Parece que exerceria um terceiro mandato oculto...

Ocorre que o ex, e atual suserano do referido vassalo, está às voltas com problemas legais, de grande gravidade. E só piorando. 

O atual vice-prefeito saiu em defesa, atacou a Câmara Municipal, a Justiça e o Ministério Público. Na fila, aguardam, preocupados, o padre, o coroinha e os ministros da  Eucaristia.Temem serem os próximos.

Afora o papel ridículo e disfuncional desse atento serviçal, caberia dizer que muito ajuda quem não atrapalha. Afinal, vice-prefeito  não apita nada. Mas pode atrapalhar bastante.

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com 

 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow