Subnotas 14/02/25

Na coluna Subnotas, Daniel Souza Luz fala de política com humor e de humor com política

Fev 13, 2025 - 21:53
Subnotas 14/02/25

TESE
Eu tenho uma tese que, com certeza, é muito furada. Afinal, é baseada em estereótipos. Muito do humor que apoia-se em gags estereotipadas envelhece mal. De qualquer forma, não resisto. Vamos lá.

lDEIA RUIM
Minha tese é de que o café revela muito sobre a pessoa. Explicarei mais detidamente. O modo de prepará-lo e tomá-lo dá pistas sobre a personalidade de cada um.

DOCINHO
Se a pessoa gosta de café muito doce, é por que ela é amarga. Como eu pareço o personagem do Jeff Goldblum no filme A Mosca, do David Cronenberg, ou seja, gosto mais de açúcar do que de café, já afirmo de saída que essa regra tem exceção.

AMARGO
Já quem gosta de café sem açúcar é, definitivamente, metido a besta. "Não, porque o sabor é isso e aquilo "; ora, deem um tempo. Café é só água suja que serve para ficarmos acordados. Criancinhas, cachorros e gatos dormem o dia todo. Eles tomam café? Não. O café é o motor do capitalismo. Quem toma  sem açúcar é psicopata.

SOMMELIERS
Agora, o fim da picada mesmo é o tal do café gourmet. Ah, tem que escaldar o filtro, moer o grão, beber sem açúcar (olha aí a nota anterior) e sorver o aroma antes, como se fosse vinho. Haja saco. Eita rolê de gente à toa.

DESCULPAS
Já peço escusas aqui ao Sílvio José Ferreira, amigo do meu pai, que o tinha em alta conta. Conheci Silvinho, como meu pai o chamava, apenas no ano passado. Ele explicou-me pacientemente sobre os tipos de café, o que é necessário para ter mais qualidade e mandou um pacote do café da marca dele de presente para minha mãe. Também o destaco aqui como exceção à regra.

SIMPLÃO
A verdade é que aquele cafezim mineiro simples, passado sem frescura, de café com palha mesmo, é sinal de que a pessoa é gente boa. E não é pão-dura no açúcar.

APOSTA
Feito todo esse rodeio: quando olho para a cara dos novos secretários desta administração, tenho certeza do tipo de café que eles tomam. Estou tão escaldado quanto o filtro.

* Daniel Souza Luz é jornalista, revisor e escritor. E-mail: danielsouzaluz@gmail.com

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow