Subnotas 10/07/26

Na coluna Subnotas, Daniel Souza Luz fala de política com humor e de humor com política

10 Jul, 2026 - 15:39
10 Jul, 2026 - 15:41
Subnotas 10/07/26

ERA UMA VEZ 
Era uma vez um município chamado Era Uma Vez. Tratava-se de uma cidade muito curiosa. Por exemplo, nela os poderes executivo e judiciário tratavam os empresários como os demais lugares tratavam os educadores.

RAIZ
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Era Uma Vez era filho de um empresário. Gostava de afirmar que mesmo sendo um educador isso em nada afetaria a condução da pasta, afinal o mundo dos negócios estava no seu berço.

DIA C
Certa feita, a prefeitura de Era Uma Vez inventou que haveria o Dia C do Comércio. Aí deram a ideia de que fosse junto com o Dia U da Universidade, mas alguém alertou que a sigla daria ruim. Deixaram o conhecimento acadêmico de lado e contrataram coaches, o que agradou mais o empresariado. Daí inventaram que seria junto com o dia I da Indústria. No Dia CI, que não deixa de ser um eufemismo para o que queriam evitar, exigiram que lojas e fábricas cerrassem as portas.

REBOLIÇO 
Ah, mas se a programação com palestra de coach agradou, a obrigatoriedade não pegou nada bem. Pior ainda: o evento reuniria os empresários e seus funcionários num dos enormes parques do município. Seria ao céu aberto ao longo de todo o dia e não teria cadeira para todos. Aí que a revolta foi geral. A ACI (Associação Comercial e Industrial) entrou com uma liminar para que só fosse quem quisesse. Para o pasmo dos associados, foi negada pelo judiciário. A diretoria da associação fez um vídeo no local dizendo que o terreno era irregular e isso poderia causar acidentes para os mais idosos. A prefeitura ignorou, manteve o evento e o secretário de Desenvolvimento Econômico disse para que empresários e seus funcionários levassem mais cadeiras.

CHEGA O GRANDE DIA CI
Falta de aviso não foi: idosos caíram no local inadequado. Machucaram-se. Foram parar no hospital. Estava gelado de manhãzinha e à noite. No meio do dia, o sol torando. Na abertura do evento, o prefeito pedem para não fazerem "politicagem", i.e. críticas.

JÁ ERA UMA VEZ
O empresariado decide fazer uma manifestação na porta da prefeitura. A tropa de choque é mandada para mandar ver no gás lacrimogêneo, na bala de borracha e no cassetete. Enquanto isso, o prefeito tece loas aos professores e recebe-os com salameques, rapapés e canapés em seu gabinete. A Câmara Municipal encaminha um projeto de lei para resolver tamanha discrepância: mudar o nome do município para Da Pá Virada. 

* Daniel Souza Luz é jornalista, escritor e revisor. E-mail: danielsouzaluz@gmail.com

Qual é a Sua Reação?

Curtir Curtir 0
Não Curtir Não Curtir 0
Amei Amei 0
Engraçado Engraçado 0
Bravo Bravo 0
Triste Triste 0
Uau Uau 0