Roda de conversa discute mineração de terras raras
Evento busca ouvir a comunidade sobre os riscos da exploração, em contraponto às informações divulgadas pelas mineradoras

Poços de Caldas (MG) - A preocupação com os potenciais impactos ambientais e na saúde decorrentes da mineração de terras raras em Poços de Caldas e região motivou a organização de uma roda de conversa aberta à comunidade.
O evento, intitulado "Terras Raras - Uma visão Ambientalista", acontecerá no dia 15 de jujho, das 18h às 19h30, no Arte Ziriguidum (Rua Ouro Preto, 102, Centro).
A iniciativa visa oferecer um espaço para que interessados e, principalmente, aqueles que receiam os efeitos dessa atividade extrativista, possam expressar suas preocupações e obter informações além daquelas divulgadas pelas próprias mineradoras.
"Essa mineração mudara completamente nossa região e temos que resistir a isso de todas as formas possíveis. Nossa região diz não à poluição. Os resíduos da mineração de urânio da INB ainda não saíram daqui. Não queremos o mesmo destino de Baotou, Ganzhou, Jiangxi na China, Myanmar, Mountains Pass na Califórnia, Tanzânia, África do Sul, Malawi, Angola e Congo", afirma a organização.
A comunidade ambientalista local tem manifestado grande preocupação com os impactos meio ambiente e saúde da população caso a mineração seja autorizada.
Segundo eles, a proposta é resistir à mineração de terras raras "de todas as formas que forem possíveis" Para participar da roda de conversa, os interessados podem se inscrever via WhatsApp.
Os contatos são com Roberto Seabra da Costa (11) 94883-9855 e com o Arte Ziriguidum (35) 99194-3534.
A discussão promete ser um ponto importante para o debate público sobre o futuro ambiental e socioeconômico de Poços de Caldas e sua área circundante.
Qual é a sua reação?






