Vice acusa MP de fazer política e promotor rebate com duras críticas

Embate aconteceu após comentário sobre parecer envolvendo ex-prefeito

Out 17, 2025 - 10:00
Vice acusa MP de fazer política e promotor rebate com duras críticas
Vice-prefeito e promotor tiveram embate em programas na imprensa

Poços de Caldas (MG) - Um embate público entre o vice-prefeito Eduardo Januzzi (Novo) e o promotor de Justiça Glaucir Antunes Modesto marcou o dia de ontem, 16, em Poços de Caldas, por conta da repercussão do parecer do Ministério Público que pede a anulação definitiva da nomeação do ex-prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) na presidência da DME Participações e a devolução dos salários no período.

Acusações de "Decisão Política"
No começo da manhã, durante o programa "Café Interativo", na Sulminastv, o vice-prefeito criticou o parecer do MP, insinuando que a Promotoria estaria "fazendo política". 

Embora não tenha citado o nome do promotor Glaucir Antunes Modesto, que é o autor do parecer, as críticas foram diretas ao órgão. 

Januzzi, que é médico cardiologista, afirmou que a decisão judicial lhe soa "estranha desde o começo", citando a troca de promotores na ação e a rapidez da decisão liminar. 

"Tanta coisa para ser decidida rápido não é decidida, que teria que ser resolvido rapidamente, não é. É a questão da saúde que a gente estava falando. E agora, para fazer uma decisão dessa, de repente é a coisa mais rápida em caráter liminar. Então mostra para mim, na minha opinião, claramente que é uma decisão política. Não tem nada de justiça nisso, é uma decisão política," declarou o vice-prefeito. 

Ele ainda reforçou que a ação tem o objetivo de "acabar com o Sérgio", creditando o movimento à rivalidade pessoal e ao fato do ex-prefeito ter vencido "três eleições seguidas". 

O vice-prefeito sugeriu que quem atua no Judiciário e deseja fazer política deveria se candidatar a cargos eletivos, reforçando que ele, como médico, deve fazer seu trabalho técnico. 

"Eu sou médico, tenho que estar lá no Santa Lúcia, no SUS, e operar meu paciente e fazer o que eu tenho que fazer lá. E eu queria que todos os juízes, promotores, afins, fizessem decisão técnica, que para mim, na minha opinião, isso é uma decisão política, já pensando nas eleições que a gente tem daqui um ano", disse. 

Ele ainda citou que o vereador e presidente da Câmara, Douglas Dofu (União), que é genro de Glaucir, estaria articulando uma candidatura a deputado federal, sugerindo que isso poderia ter motivado o promotor a gerar o desgaste contra o ex-prefeito, que também busca se articular para ser candidato a deputado federal. 

Promotor rebate
O promotor Glaucir An-tunes Modesto respondeu às críticas no seu programa "Amigo Promotor", também na Sulminastv, lamentando as "severas e injustas críticas" à sua pessoa e ao Ministério Público. 

Glaucir defendeu a tecnicidade de sua atuação e comparou o ataque do vice-prefeito a uma invasão de competências. 

"Falar da minha conduta jurídica seria o mesmo que eu criticá-lo em relação à sua especialidade, cardiologia. Ele falou não só inverdades, mas, juridicamente sem nenhuma objetividade, né? Ele falou mais com o fígado do que com a razão", considerou.

O promotor refutou veementemente a acusação de motivação política, destacando sua carreira de quase 38 anos. 

Glaucir declarou já ter dado vários pareceres favoráveis a políticos e, a outros, contrários, argumentando que o Ministério Público "não tem como ser de um lado só o tempo todo". 

Ele ainda questionou se o juiz que seguiu seu parecer, Edmundo Lavinas Jardim, seria também um "perseguidor do Sérgio". 

O promotor defendeu a impessoalidade do MP, citando que o parecer veio sob sua responsabilidade em um período de substituição e que, nas alegações finais, ele o ratificou por coerência. 

Glaucir ainda lembrou outras ações controversas da atual administração que, em sua visão, poderiam ser consideradas "perseguições políticas" contra o próprio Sérgio: o rompimento unilateral do convênio com a Santa Casa de Pirapora; a declaração do atual secretário de Educação, Marcus Lemos, de que a Secretaria de Educação foi encontrada "detonada"; e a troca da secretária de Administração, Ana Alice de Souza, amiga íntima do ex-prefeito. 

O promotor finalizou a resposta pedindo respeito à sua trajetória e à instituição: "Respeite a minha carreira, respeite, por favor, não faça isso. [...] Falar que eu estou agindo politicamente dentro do Ministério Público, respeite a minha carreira".

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow