Troca do gramado do Ronaldão tem custo estimado de R$ 1,5 milhão
No entanto, Prefeitura não tem planos para fazer intervenções no local

Poços de Caldas (MG) - Em resposta ao requerimento de autoria do vereador Tiago Mafra (PT), a Prefeitura forneceu informações sobre a possibilidade de modernização e troca completa do gramado do Estádio Municipal Ronaldo Junqueira.
A principal constatação é que, para o ano de 2025, não há um estudo técnico específico para a substituição total do gramado, nem previsão orçamentária exclusiva para essa finalidade.
Sobre projetos ou planejamentos para modernizar o sistema de drenagem e irrigação do gramado, a Prefeitura informou que "há estudos internos para viabilizar esse processo", indicando que a questão está em análise, mas sem um plano concreto divulgado.
Custo estimado
Em relação ao custo estimado para a substituição integral do gramado por um modelo moderno, similar aos utilizados nos principais estádios do país, a Prefeitura revelou que "a gestão anterior promoveu um estudo, tinha-se uma previsão em torno de R$ 1,5 milhão".
Quanto à previsão orçamentária ou captação de recursos para essa finalidade no presente exercício ou nos próximos anos, a resposta foi negativa.
"Não há no momento algo específico para o orçamento destinado exclusivamente para o gramado", respondeu.
Melhorias pontuais
Apesar da ausência de um planejamento para a substituição completa, a Prefeitura destacou as ações que vêm sendo realizadas no gramado desde janeiro de 2025.
"A Administração Pública, sempre com um olhar atento e cuidadoso, realizou desde janeiro de 2025 muitas intervenções e melhorias no gramado como compactação (regularização), adubagem, cortes específicos, colocação de areia específica para o gramado, retirada de pragas e irrigações planejadas e pontuais", afirmou o Executivo.
Após todo o processo, o gramado recebeu, através da Federação Mineira de Futebol, uma avaliação satisfatória de melhorias para a realização do Campeonato Mineiro Módulo II.
Além disso, a Caldense, que utilizou o estádio para os jogos do Módulo 2, também "validou melhorias no gramado", confirmando a percepção de progresso nas condições do campo.
Qual é a sua reação?






