Prefeitura admite falhas na manutenção da frota e planeja terceirizar serviços

Resposta a requerimento de vereador revela número insuficiente de servidores, falta de peças e ausência de revisões periódicas; licitação para contratar empresa é aguardada

Mai 23, 2025 - 10:46
Mai 23, 2025 - 11:06
Prefeitura admite falhas na manutenção da frota e planeja terceirizar serviços
Segundo o documento encaminhado pelo Executivo, a manutenção da frota é atualmente realizada por servidores municipais

A Prefeitura de Poços de Caldas reconheceu oficialmente uma série de dificuldades na manutenção da frota de veículos do município, informando que está em processo de elaboração de uma licitação para terceirizar esses serviços, incluindo o fornecimento de peças. 

As informações constam em resposta ao requerimento nº1161/2025, de autoria do vereador Álvaro Cagnani (PSDB), que questionou as condições e a manutenção dos veículos municipais.

Segundo o documento encaminhado pelo Executivo, a manutenção da frota é atualmente realizada por servidores municipais, que efetuam os reparos com peças adquiridas pela administração. 

No entanto, a Prefeitura admite que o número atual de funcionários "não é suficiente para atender as demandas dos reparos e revisões".

Essa insuficiência de pessoal, somada à falta de estoque de peças automotivas na Seção de Almoxarifado, Arquivo e Garagem, foi apontada como o motivo para o "elevado número de veículos que precisam de reparos estacionados na garagem da Prefeitura".

Outro ponto crítico revelado é a ausência de uma periodicidade para revisão e manutenção preventiva da frota. 

A administração municipal informou que "atualmente não há periodicidade de revisão dos veículos", e que o estabelecimento de um cronograma para estas revisões só será possível "após a terceirização".

O processo licitatório para a contratação de uma empresa que assumirá a manutenção veicular, com a inclusão das peças de reposição, está sendo confeccionado e, conforme a resposta, "ainda será publicado nos próximos dias".

Questionada sobre a previsão para renovação da frota municipal, a Secretaria de Administração esclareceu que "não há uma previsão concreta". 

A justificativa apresentada é que a aquisição de veículos, considerados bens permanentes, depende da dotação orçamentária própria de cada Secretaria.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow