Ouvidoria da Câmara cobra explicações sobre fila de consultas oftalmológicas
Vereador questiona demora em agendamentos e falta de retorno da UBS São Sebastião, além de problemas nos telefones oficiais
Poços de Caldas (MG) - O vereador Flávio Togni de Lima e Silva (MDB), em sua função de Ouvidor-Geral da Câmara Municipal, teve aprovado um pedido de informações para esclarecer a demora em consultas oftalmológicas e a ineficácia dos canais de atendimento telefônico da saúde pública.
A iniciativa surgiu após uma denúncia de um munícipe que expõe as dificuldades enfrentadas no acesso a esses serviços.
A paciente em questão, após fortes dores de cabeça e encaminhamento neurológico para um oftalmologista, protocolou seu pedido na Unidade Básica de Saúde (UBS) São Sebastião. No entanto, até o momento, não obteve qualquer retorno.
Ao tentar contato com o "Alô Saúde", o vereador foi informado de que a marcação de consultas oftalmológicas deveria ser verificada diretamente na UBS.
Contudo, as tentativas de contato com a UBS São Sebastião foram frustradas: mensagens via WhatsApp não foram respondidas e as ligações não foram atendidas.
Diante da situação, e com a documentação da paciente anexa ao requerimento, Flavinho indaga o Executivo municipal sobre diversos pontos:
O vereador quer saber qual o número total de pacientes aguardando por consulta oftalmológica, solicitando envio da fila de espera detalhada por cada UBS e os critérios de priorização para a chamada dos pacientes.
Outra dúvida é saber quantas consultas e exames oftalmológicos foram efetivamente realizados nos últimos 12 meses e desde quando o paciente que está há mais tempo na fila de espera para este tipo de consulta aguarda, questionando ainda qual a posição da paciente em questão na fila de espera.
Qual é a sua reação?



