Ordem do Dia 19/06/25

Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia

Jun 18, 2025 - 17:14
Ordem do Dia 19/06/25

As ameaças de Trump de "matar" o líder supremo do Irã, bombardear o país e de entrar em guerra contra aquela nação, traz a marca da estupidez. Típica do presidente dos EUA. 

E ainda exige uma "rendição incondicional" do Irã, sem haver declaração formal de guerra. E sem que os EUA sejam parte beligerante, oficialmente reconhecida. 

Nessa medida, apta a exigir a rendição da contra-parte. Pelo visto, assim como a Janja, Trump não reconhece convenções, regras ou protocolos internacionais. Viveriam ambos em realidades paralelas? 
O Irã tem um perfil peculiar no Oriente Médio. 

É persa - e não árabe, ao contrário da maioria dos países daquela região. Embora já tenha feito parte do Império Árabe, há muitos séculos, e partilhado sua cultura, o país não fala o Árabe, mas o Farsi ou Persa. E, a rigor, tem origem ainda mais antiga que a dos Árabes. 

Ainda que pratiquem o islamismo, são de matriz xiita, ao contrário dos Árabes, majoritariamente sunitas. 
Ademais, constituem-se como uma República Islâmica, tipo Talibã, enquanto os Árabes possuem governos majoritariamente laicos. 

Além do Iraque, com quem fez anos de guerra, o Irã tem relações tensas com a Arábia Saudita. Entre outros. Seria um país isolado, na região. 

Todavia, ao agir dessa forma, apoiando a agressão israelense, ao invés de mediar o conflito, Trump cria tensões e hostilidades  desnecessárias com o mundo Islâmico. Forçando-o a se posicionar em defesa do Irã - mesmo de má vontade. 

Trump, com isso, atrai contra os EUA o ódio de denominações fundamentalistas, prontas a tomar medidas radicais. 

Em síntese: ao invés de se aproveitar das rivalidades locais, em benefício dos EUA, o homem, de modo pouco inteligente, procura "sarna para coçar". É uma besta. Enquanto isso, a China sorri satisfeita... 

Sem nada fazer de concreto, posa de sábia e equilibrada, enquanto afia suas garras e amplia sua influência. Já o Brasil...

* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow