Ordem do Dia 08/09/25
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia
Quando se imaginava que a polarização política seria um surto epidêmico, sujeito a ser superado com o tempo, vemos que não é bem assim.
A polarização é resiliente. Sendo que seus agentes patogênicos estariam sujeitos à mutação. A nova cepa atende pelo nome de "Tarcísio".
Análises políticas correntes vêem, na conduta de Tarcísio, governador de São Paulo, uma espécie de "vassalagem" ao bolsonarismo. Esse termo merece ser visto com critério.
"Vassalagem", em sua origem feudal (sistema político e econômico da Idade Média), supõe um contrato de conveniência. Não seria simplesmente submissão. E, assim como nos tempos medievais, o conteúdo simbólico dessa "vassalagem" bolsonarista deve ser considerado.
E mais: visto que há a presença do Centrão nesse arranjo, essa vassalagem seria estratégica. E atenderia a objetivos eleitorais.
Rudá Ricci, em recente artigo, desenvolve diversos raciocínios apurados. Um deles parece fundamental: seria a ausência de "vergonha" na conduta de Sóstenes Cavalcanti. O homem não temeria o ridículo. Desde que demonstre força.
A visão de Ricci talvez vá além de Sóstenes - e se aplicaria a toda uma sistemática comportamental. Cuja referência seriam os acampamentos golpistas e os flagrantes capturados em vídeos.
Não há vergonha. Somente o ridículo. Acompanhado por demonstrações de força. Tanto dos acampados, quanto daqueles que os apoiaram.
Esta coluna, mais de uma vez, tem dito que a idiotia é dominante. E a partir de um celular tem vez e voz.
Faz lembrar um personagem de Umberto Eco, Salvatore, em "O nome da rosa".
O homem era um perfeito idiota. Dizia: "non tener retórica". Nem retórica nem juízo. Poderia ser o representante dos tempos presentes.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com
Qual é a sua reação?




