Vereador critica estado precário de CEIs e cobra ações urgentes
Tiago Mafra pede que providências sejam tomadas pela Prefeitura
Poços de Caldas (MG) - O vereador Tiago Mafra (PT) usou a palavra na sessão de terça-feira, 30, para denunciar a situação crítica de infraestrutura em dois Centros de Educação Infantil (CEIs) do município.
Com base em requerimentos aprovados, o parlamentar expôs a falta de manutenção e o descumprimento de prazos por parte do Executivo, alertando para riscos iminentes à segurança de crianças e servidores.
Situação nos ceis
No CEI Caminho da Luz, intervenções estruturais prometidas para julho não foram realizadas, conforme resposta oficial da Secretaria Municipal de Educação ao Requerimento nº 1.751/2025. De acordo com Mafra, o problema já havia sido alertado em abril, mas até agora nada foi feito.
"Partes do reboco da parede de salas de aula chegaram a cair. Estamos esperando o caos, um acidente?", questionou o vereador.
Já no CEI Professora Maria Aparecida Figueiredo, no Santa Rosália, a situação não é diferente. A unidade, que completou 30 anos sem nunca ter passado por uma reforma completa, sofre com infiltrações, buracos na laje, portas com defeito e azulejos soltos. Um rombo no telhado, já comunicado diversas vezes pela coordenação via ofício, já causou a queima e perda de equipamentos eletrônicos em várias ocasiões, em razão de chuvas.
"Enquanto a Prefeitura permanece inerte, a coordenação do CEI Maria Aparecida chegou a adquirir câmeras de monitoramento com recursos do caixa escolar, que também foram danificadas pelas infiltrações", destacou Mafra, que cobrou uma solução definitiva.
Em seu discurso, o vereador classificou a postura do governo municipal como "letargia governamental" e cobrou trans-parência e ação imediata.
"São crianças, servidores, famílias inteiras dependendo de um ambiente seguro", completou.
Os requerimentos aprovados solicitam informações detalhadas sobre prazos, cronogramas e responsabilidades, além de documentos que comprovem a situação e as ações prometidas - até então não cumpridas - pela administração municipal.
Qual é a sua reação?



