Subnotas 06/02/26

Na coluna Subnotas, Daniel Souza Luz fala de política com humor e de humor com política

Fev 6, 2026 - 11:22
Subnotas 06/02/26

RIDENDO CASTIGAT MORES
Depois de longas e merecidas férias, estou de volta. Para a tristeza de uns poucos e alegria de uns poucos também, mas bons. 

TIQUE-TAQUE NADA 
A bomba que todo mundo esperou não estourou. Achei que neste meio tempo em que a coluna não foi publicada ela viria. Tudo bem também que o tempo da justiça não é o mesmo do jornalismo, mas isso também resulta o inesquecível caindo no esquecimento.

PROS MEUS INIMIGOS
Caso alguém aí não goste de mim, darei uma dica de como atazanar a minha vida a ponto de deixar-me à beira da loucura: mandar-me vídeos de Tiktokers ou Youtubers ou Instagrammers. Por que as pessoas fazem isso? Mano do céu. É a maior tortura: se eu não assisto, eu acho que a pessoa irá me cobrar. "Viu o vídeo do debate do mecânico de Passat contra 30 proprietários de Corcel II?". "Não". Por que eu veria um troço desses? Aí en-cano que o amigo ficará bicudo comigo. E fica mesmo.  

ESCALDADO
Então está bom. Mais experiente, reajo com fleuma ao receber o vídeo, de meros 15 minutos, "Delegado dá bronca AO VIVAÇO em ex-BBBs que fizeram orgia em açougue kosher". Ao encontrar o colega de trabalho que me enviou, confirmo que assisti e gostei, mas é claro que não vi. "A Waleskka Furacão é muito debochada", comenta e eu concordo. "Quem poderia imaginar que o Agro King seria cabaço?". "Pois é, todo metido a besta e não passava de um coitado". Não faço ideia de quem sejam, mas pela primeira vez sou convidado para o hap-py hour. 

CAPITULAÇÃO 
Então na bela amanhã seguinte vejo minhas notificações e está lá "VOCÊ NÃO PODE PULAR ESTE VÍDEO" mandado por algum amigo de infância que eu não vejo há 27 anos. Em consideração à velha amizade assisto a um vídeo sobre os incríveis ataques de periquitos a uma vila de pescadores poliglotas na Conchinchina. 45 minutos de um assunto que não me interessaria nem se o Scorsese fizesse um filme a respeito. Pior: com reconstituições feitas com IA. E com comentários elogiando a IA, que é obviamente tosca, os quais me rendem uma crise de ansiedade.  

O CÚMULO
E o pior mesmo: não vejo mais o amigo que mandou este vídeo por outros 27 anos. E quando nos encontrarmos ele não se lembrará nem de mim, quanto mais de periquitos asiáticos assassinos.
 
* Daniel Souza Luz é jornalista, escritor e revisor. E-mail: danielsouzaluz@gmail.com

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow