Seccional mineira lança cartilha OAB-MG no Combate à Fraude

Fev 14, 2025 - 08:00
Fev 18, 2025 - 08:39
Seccional mineira lança cartilha OAB-MG no Combate à Fraude
Cartilha está disponível nos sites da OAB Minas e da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais

A OAB Minas, presidida por Gustavo Chalfun, vem realizando, desde o início da atual gestão, inúmeras providências contra golpes sofridos pela advocacia nos quais criminosos se passam por advogados. 

A mais nova atitude tomada pela seccional mineira é o lançamento da cartilha OAB-MG no Combate à Fraude, disponível para a classe a partir desta segunda-feira, 10, nos sites da OAB Minas e da Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais (CAAMG). 

Entre as informações contidas na cartilha há orientações como medidas preventivas para os advogados quando os criminosos se passarem por eles e também orientações para os clientes não caírem no golpe. Normalmente, os criminosos pedem quantias para os clientes utilizando o WhatsApp ou o e-mail. 

O presidente Gustavo Chalfun recentemente se reuniu com a Chefe da Polícia Civil de Minas Gerais, Letícia Gamboge, e com o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Paulo de Tarso Morais Filho, para tratar desses golpes que têm prejudicado a advocacia. 

“Peço que sejam apuradas as centenas de crimes praticados contra os advogados e contra os seus constituintes no que diz respeito aos falsos advogados. Aquelas pessoas que se passam por advogados e enganam, literalmente, os nossos constituintes tirando dinheiro de pessoas muito humildes”, disse.

Para denunciar os golpes é importante o advogado registrar um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. Também é recomendado que a fraude seja informada ao banco ou instituição financeira e solicitado o bloqueio da transação. 

E por fim, deve ser feito um relato do que ocorreu à Seccional da OAB para adoção de providências.A Diretora de Prerrogativas, Carla Silene, disse que o objetivo da atual gestão da Ordem é enfrentar esses golpes que trazem prejuízos para a advocacia e para a sociedade. 

Para fazer uma denúncia clique aqui ou encaminhe para o e-mail: ouvidoria@oabmg.org.br. 

Veja a cartilha aqui

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow