Receita Federal e Polícia Federal deflagram Operação Societas Ficta em Andradas
São cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em empresas e residência na cidade

Andradas (MG) - A Receita Federal do Brasil (RFB), juntamente com a Polícia Federal (PF), realiza hoje, 11, operação que cumpre quatro mandados de busca e apreensão em empresas e residência, em Andradas, expedidos pela 1ª Vara Federal de Uberaba.
A investigação, iniciada a partir de documentos encaminhados pela RFB, aponta que os suspeitos teriam criado empresas com a finalidade específica de ocultar, de forma sistemática, no período de 2018 a 2020, operações vinculadas à comercialização de café bem como dissimular o real faturamento com as vendas realizadas.
Em um primeiro momento, a movimentação financeira, no período de apuração, indica para um montante de lançamentos a crédito superior a R$ 21 milhões.
Os responsáveis pelas empresas são investigados por crimes de sonegação tributária, falsidade ideológica, associação criminosa e lavagem de dinheiro.
O nome da operação, “Societas Ficta”, em tradução do latim “Sociedade Fictícia”, alude às empresas denominadas “noteiras”, criadas com objetivo principal de fornecer notas fiscais para ancorar as transações comerciais.
Qual é a sua reação?






