Ordem do Dia 12/05/25
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia

O honroso título obtido por Poços de Caldas, considerada a cidade mais desenvolvida de Minas Gerais, certamente é merecido. Mas não seria novidade.
Por muitos anos, Poços se destacou, tendo o melhor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do Estado e um dos melhores do Brasil.
O que nos leva a colocar essa classificação em perspectiva, diante dos demais municípios do Estado.
O estudo realizado pela Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), com mais de 5,5 mil municípios, mede vários fundamentos.
O índice obtido, que levou em conta diferentes indicadores (saúde, educação, economia, etc), vai de 0 a 1.
Dez municípios mineiros obtiveram um índice superior o 0,8. Dentre esses, quatro localizados no Sul de Minas. Os outros seis se localizam em quatro diferentes regiões do Estado.
A média de Minas seria melhor que o índice nacional. Mas seria inequívoco o destaque do Sul do Estado, com Poços, Santa Rita do Sapucaí, Alfenas e Pouso Alegre entre os dez mais bem classificados de Minas.
O Triângulo aparece com um Município. O Vale do Aço com outro. O Alto do Paranaíba com mais um. Os demais estariam na região Central, próximos à Capital.
Curiosamente, o Município que registra a maior “renda per capita”, Nova Lima, não estaria entre os mais desenvolvidos. O que sugere uma situação de desigualdade.
Qualquer pessoa que conheça bem o Sul de Minas, e outras regiões do Brasil e do mundo, sabe de uma coisa: em termos de beleza, recursos e equilíbrio, a região sul do Estado seria especial. Mundialmente especial. Os números da Firjan apenas confirmaram essa impressão.
Embora a descaracterização cultural tenha atingido fortemente as pessoas, em geral, imersas no mundo digital, os Sul mineiros devem olhar em volta. E acima e além. Verão coisas boas. E poderão se orgulhar.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com
Qual é a sua reação?






