Codemge lança edital de concessão das Thermas Antonio Carlos
Abertura das propostas está prevista para 14 de julho

A Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) lançou na quinta-feira, 8, edital para concessão das Thermas An-tônio Carlos.
A licitação está marcada para 14 de julho, às 14h, na Sala Minas Gerais (Centro de Cultura Presidente Itamar Franco), em Belo Horizonte.
As propostas comerciais e os documentos de representação deverão ser entregues no dia 9 de julho, das 9h às 12h, também na Sala Minas Gerais.
Parceiro privado
A concessão tem como objetivo buscar um parceiro privado com expertise para gerir o espaço de forma a promovê-lo, integrá-lo a outros atrativos turísticos de Poços de Caldas e melhorar ainda mais a qualidade dos serviços prestados.
Somado a isso, o futuro concessionário deverá realizar investimentos para reformas de conservação e restauração das Thermas Antônio Carlos e da Fonte Pedro Botelho.
São mais de R$ 7 milhões de investimentos previstos, sendo R$ 6,2 milhões de aporte da Companhia. O Edital foi finalizado após recebimento de propostas e sugestões enviadas durante consulta pública que ficou aberta de 10 de dezembro de 2024 a 7 de fevereiro de 2025.
Uma das diretrizes previstas é que o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços (CONDEPHACT-PC) deverão ser acionados pelo futuro concessionário para aprovar os projetos de arquitetura e engenharia necessários para a execução das obras de modernização e restauro das edificações que possuem valor histórico.
“Procuramos um parceiro que, além de administrar as Thermas com mais eficiência e agilidade, possa realizar ações de promoção da sustentabilidade, da inclusão social e integração do espaço com a cidade. Nosso propósito é ter uma gestão que gere benefícios para a população nos âmbitos sociais, econômicos e ambientais.”, explica a gerente de Infraestrutura Econômica da Companhia, Marcela Dantés.
Para isso, o edital traz premissas como contratação de mão de obra local, parcerias comerciais com a comunidade e valorização da cultural poços-caldense nas dependências das Thermas.
Qual é a sua reação?






