Índice de faltas dos pacientes em consultas chega a 23,41%
Uma em cada quatro consultas não ocorrem em Poços porque paciente faltou
Poços de Caldas (MG) - A Secretaria de Saúde faz um alerta à população sobre o elevado número de faltas em consultas e exames agendados na rede pública de saúde.
O absenteísmo, quando o paciente não comparece ao atendimento marcado, tem impacto direto na qualidade e na agilidade dos serviços prestados, além de causar prejuízo ao sistema e aumentar o tempo de espera de outros usuários.
Consultas
De janeiro a agosto de 2025, foram 93.725 consultas médicas agendadas no município. Deste total, 71.784 foram efetivamente realizadas, resultando em um índice de 23,41% de absenteísmo.
Isso significa que quase uma em cada quatro consultas não aconteceu porque o paciente não compareceu. A situação se repete nos exames laborato-riais e de imagem.
No mesmo período, 109.033 exames foram agendados, com 87. 366 realizados, e 19,87% de faltas. Além das consultas e exames, o município também realizou 2.076 cirurgias eletivas entre janeiro e julho de 2025, reforçando o esforço contínuo das equipes para atender a demanda e reduzir filas de espera.
Segundo a Secretaria de Saúde, cada falta injustificada representa uma oportunidade perdida de atendimento para outro paciente que aguarda na fila.
Qual é a sua reação?



