Editorial 18/11/25

Confira a opinião do dia do Jornal da Cidade

Nov 18, 2025 - 16:06
Editorial 18/11/25

Recuo foi a melhor saída em proposta de salas multisseriadas

Na semana passada, começou a circular na cidade um manifesto contra a implantação de salas multisseriadas na Escola Municipal Carmélia de Castro, localizada no bairro rural Souza Lima, em Poços de Caldas. 

O objetivo seria juntar, no mesmo espaço físico, alunos de diferentes idades e níveis de aprendizagem por conta da baixa demanda na unidade, sob o argumento de que a pouca quantidade de estudantes reduz a interação entre eles, comprometendo a dinâmica da sala de aula e o processo de aprendizagem. 

A proposta caiu como uma bomba na comunidade que vive no bairro rural, e a resposta foi imediata, através de manifesto nas redes sociais e carta formal encaminhada à Câmara Municipal. 

Ontem, a Secretaria Municipal de Educação divulgou um comunicado onde anunciava a suspensão da proposta de implantação de salas multisseriadas na zona rural, por conta da forte reação da comunidade.

O recuo expõe um erro crasso da Secretaria Municipal de Educação. Um erro semelhante ao cometido em março deste ano pela Secretaria Municipal de Esportes, quando quis determinar regras de horário para a utilização da pista de caminhada e corrida do Parque Municipal. A proposta caiu no dia seguinte. 

Voltando às salas multisseriadas, propor tal medida, sem a devida e prévia consulta à população afetada, revela falha estratégica e um profundo erro político. 

Por que a abertura de diálogo não ocorreu antes da proposta ser lançada, mas só agora, após a repercussão negativa? 

A promessa de debater o tema somente em 2026 é um sinal de que a decisão sobre o assunto não será definida em uma canetada e pelo menos se mostra acertada. É importante saber também como ficarão as demais escolas rurais da rede municipal de ensino em relação a esse tipo de proposta. 

Contudo, é necessário ir além: a Secretaria de Educação, em parceria com a própria comunidade, deve promover uma busca ativa de alunos. 

Isso não apenas garante o acesso à educação, como é a única forma de manter as escolas rurais em pleno funcionamento, combatendo uma eventual descontinuidade do atendimento pela alegada baixa demanda. 

O episódio em 2024 sobre o fim do Ensino Médio no período noturno do Colégio Municipal, que não terá abertura de novas turmas por conta da falta de demanda, é um alerta que não pode ser ignorado. 

A gestão da educação pública exige competência, respeito e escuta prioritária à sua base social.

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow