Filme de diretor de Poços recebe premiação em São Paulo
"Conexão Com o Mal", de Daniel Maciel, acumula seis premiações com o recente reconhecimento do Prêmio Governador do Estado para as Artes

Poços de Caldas (MG) - “Conexão Com o Mal” (Evil Connection) é o título do filme de longa-metragem do cineasta poços-caldense Daniel Maciel, 50, vencedor na categoria Audiovisual do Prêmio Governador do Estado para as Artes 2025, promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do governo de São Paulo.
A cerimônia de premiação, realizado na terça-feira, 24, aconteceu no Palácio dos Bandeirantes quando reconheceu 13 projetos culturais, celebrou os 60 anos da Jovem Guarda e homenageou a cantora Wanderléa com a Medalha Tarsila do Amaral.
Os vencedores receberam um troféu exclusivo, criado pelo arquiteto Ricardo Ohtake, e uma premiação em dinheiro de R$ 35,5 mil.
Além de “Conexão com o Mal” (2024), o cineasta poços-caldense também foi o diretor de obras como a série áudio-dramática, feita com roteiristas cegos e com deficiência visual “Áudio Dramaturgias” (2021), e os curta metragens “Efeitos Nefastos” (2024), que venceu o prêmio de melhor curta metragem indie no Touchstone Independent Film Festival, na Flórida, como melhor curta metragem indie, e o curta “Esquinas do Medo”, finalizado neste ano e inscrito em diversos festivais internacionais, como Leeds, Cork, Bolton, St. Louis e New Orleans.
Outros prêmios
A produção tem roteiro de Adrieene Nogarotto e já foi premiado outras cinco vezes: Menção Honrosa no Red Movie Award (Reims, França, 2025), Menção Honrosa no Hollywood Blood Horror Festival (Los Angeles, EUA, 2024), Melhor Ator Coadjuvante no Best International Film Festival (Romênia, 2024), Vencedor do Prêmio Atlantis de Melhor Filme no The Atlantis Awards (San Diego, EUA, 2024); e Vencedor do prêmio de Melhor Filme de Horror no Dresden Cinema Awards (Alemanha, 2024).
A obra também foi premiada no Milan Indie Film Festival. “Conexão com o Mal” transita na categoria do terror sobrenatural e digital e traz em seu elenco principal as atrizes Alexia Annes (Jaiane), Manuela Prado (Acácia) e Sofia Oliveira (Agnes) e os atores Vinicius Albano de Sousa (Renato) e Wallace Andrade (Roger).
Quem é quem
Daniel Maciel é poços-caldense e morou na cidade até 2003, quando se mudou para São Paulo para cursar Ciências Sociais na USP e, posteriormente, mestrado em roteiro e dramaturgia audiovisual.
Em 2013, o diretor se mudou para São Bernardo do Campo (SP) onde trabalhou, por 10 anos, como arte-educador do Centro de Audiovisual e, dentre seus anseios, Daniel Maciel sonha em exibir suas produções em Poços de Caldas.
Qual é a sua reação?






