Copam aprova licenciamento para exploração em Poços e Caldas

Projetos foram aprovados após reunião que durou mais de sete horas

Dez 22, 2025 - 12:14
Dez 22, 2025 - 12:15
Copam aprova licenciamento para exploração em Poços e Caldas
Projetos de mineração de terras raras da Viridis e Meteoric foram aprovados em reunião realizada ontem pela Copam

Poços de Caldas (MG) - Em uma decisão após mais de sete horas de debate, a Comissão de Atividades Minerárias (CMI) do Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) de Minas Gerais aprovou na sexta-feira, 19, a viabilidade ambiental para a exploração de terras raras no Planalto Vulcânico de Poços de Caldas. 

O parecer favorável contempla os projetos Colossus, da empresa australiana Viridis, e Caldeira, da também australiana Meteoric. 

A aprovação concede a Licença Prévia (LP), que atesta a viabilidade ambiental das propostas nas cidades de Poços de Caldas e Caldas. 

A votação foi unânime em ambos os casos, superando dois adiamentos anteriores motivados por recomendações do Ministério Público Federal e pressões de entidades  e ambientalistas. 

Unicórnio
O Planalto de Poços de Caldas é considerado um "unicórnio" no setor mineral devido à alta concentração de terras raras em argilas iônicas, o que facilita a extração em comparação a outras jazidas mundiais.

Estima-se que a reserva local possa atender a um quinto da demanda mundial por esses minerais, que são essenciais para tecnologias de transição energética, como baterias de carros elétricos e turbinas eólicas. 

Apesar da aprovação, o encontro foi marcado por manifestações de pesquisadores, moradores e políticos locais que pediam cautela e novos estudos sobre os impactos socioambientais. 

Em contrapartida, representantes das mineradoras e prefeituras defenderam o rigor dos estudos apresentados e o potencial de desenvolvimento econômico para o Sul de Minas. 

Com a licença prévia, as empresas agora partem para as etapas de licenciamento de instalação e operação. Ambos os empreendimentos possuem nível 6, o grau máximo de potencial impacto ambiental. 

Qual é a sua reação?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow