Avenida Champagnat terá radar em 2026
Instalação deve ocorrer no primeiro semestre
Poços de Caldas (MG) - A Secretaria Municipal de Segurança Pública respondeu ao pedido de informação do vereador Diney Lenon (PT), detalhando os planos para a segurança viária na Avenida Champagnat.
O documento, assinado pelo secretário Rafael Tadeu Conde Maria, aponta que o Demutran já avaliou o local, especialmente no trecho próximo aos bairros São Domingos, João Pinheiro e Jardim Ginásio.
A principal medida anunciada é a instalação de um radar de velocidade no primeiro semestre de 2026. O equipamento será instalado no trecho entre a Rua Inconfidentes e o Colégio Municipal e terá o limite de velocidade fixado em 40 Km/h. Além disso, está prevista a manutenção da sinalização do trecho.
Acidentes na avenida
A Secretaria confirmou que houve dois acidentes registrados no local nos últimos 24 meses, sendo um em 2024 e outro em 2025.
No entanto, o relatório detalhado dos acidentes não pôde ser enviado por falta de acesso do Município ao sistema Reds.
Em relação à segurança dos pedestres, a Prefeitura descartou a implantação de faixas elevadas, alegando que as guias da via são muito baixas ou rebaixadas em grande parte da extensão, o que impossibilita a instalação do dispositivo.
Sobre a manutenção das calçadas, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos informou que os serviços de roçada e limpeza são realizados periodicamente, em um ciclo aproximado de 30 dias.
Já a poda de arbustos e moitas é feita respeitando a época ideal da espécie, ocorrendo até duas vezes ao ano.
Por fim, o documento afirma que não há projetos, cronogramas ou estudos técnicos adicionais sobre intervenções na Avenida Champagnat que visem a melhoria da segurança no trânsito, além do já informado.
Qual é a sua reação?



