Ordem do Dia 28/03/26
Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia
Estreiou, em 26 de março, o filme "Nuremberg", estrelado por Russell Crowe e Rami Malek, ambos vencedores do Oscar.
A temática da Segunda Guerra Mundial parece inesgotável. E assim será enquanto houver ONU, FMI, o Tribunal Penal Internacional, a Corte Internacional de Justiça (ambos sediados em Haia), o Banco Mundial, a Democracia Liberal, além de todos os resquícios macroeconômicos da Conferência de Bretton Woods, etc, etc.
Enquanto tais estruturas estiverem vigentes, a arquitetura provomovida por essa guerra, e suas consequências históricas mundo afora, também estarão.
Logo, revisitar a Segunda Guerra seria como consultar o psicólogo e puxar pela memória. Ou procurar o psiquiatra, em busca de algum exorcismo terapêutico.
Assim como o inconsciente coletivo, esse conflito representa uma herança institucional à qual todos estariam sujeitos.
Seria proposital a referência psicológica: um dos principais personagens do filme seria um psiquiatra. Entretanto, avulta, inadvertidamente, seu tradutor como o mais sensível intérprete da patologia então em julgamento: a guerra, e não apenas os lideres nazistas.
Sugerindo, a exemplo da mensagem de Machado de Assis, em "O alienista", que a loucura estaria espraiada. O equilíbrio seria temporário - se constituindo como verdadeira exceção.
Sem risco de "spoiler", seria possível mencionar uma das conclusões sugeridas no filme: Nuremberg vai além dos nazistas e equaciona a própria humanidade.
A banalização "burocrática" do mal, abordada por Hanna Arendt, por ocasião do julgamento de Adolff Eichman, novamente se apresenta.
O mal se revela pela ausência de reflexão e de autocrítica. Logo, insensibilidade e limitação cognitiva seriam os demônios que nos acompanham, onde quer que estejamos. Eis o busílis.
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com
Qual é a Sua Reação?
Curtir
0
Não Curtir
0
Amei
0
Engraçado
0
Bravo
0
Triste
0
Uau
0



