Subnotas 21/02/25
Na coluna Subnotas, Daniel Souza Luz fala de política com humor e de humor com política

CALDEIRÃO
Poços de Caldas está fervendo. Há uma tradição na política e na imprensa de sempre dar uma colher de chá nos primeiros noventa dias de qualquer nova administração, mas como Paulo Ney representa, assumidamente, uma continuidade tu-cana de oito anos, parece que ninguém está nem aí com isso.
REVEZES
A continuidade é tão escancarada que o ex-prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) foi nomeado presidente da holding do DME e o rastilho foi aceso. É uma pancadaria unindo até mesmo os inimigos PL e PT, o líder do governo Lucas Arruda (Rede) e parte da mídia contra a nomeação. Não bastasse isso, Paulo Ney não tinha nem um mês como, ô palavra feia, alcaide e já ganhou a pecha de traidor do ex-secretário de Saúde Thiago Mariano e de funcionários do setor que tiveram os contratos suspensos.
FERVURA
Enquanto isso, a batalha pelo MDB pós-fracasso de Ulisses Guimarães Borges ganha tração a favor da velha guarda do partido e a Rede Sustentabilidade ameaça rachar pela atitude esquisita de Lucas Arruda, que mais uma vez foi para a situação. Seu colega de partido, Tiago Braz, já manifestou que permanecerá na oposição.
ALHURES
A despeito da breve retrospectiva acima, a verdade é que o fato político mais relevante de Poços de Caldas desta semana aconteceu na vizinha Alfenas.
ARQUETÍPICO
O vereador de Alfenas Pedro Alencar Azevedo, eleito pelo União Brasil, foi preso, pois foi acusado de agredir a namorada, esconder uma arma, posteriormente encontrada pela polícia no quintal do vizinho, e de ter drogas em casa. É o famoso estereótipo do "cidadão de bem" de extrema-direita. Muitos devem se lembrar que esse fulano tem a alcunha de Pedrinho MinasAcontece e ficou anos em Poços de Caldas enchendo o saco com seu denuncismo vazio. Chegou ao ponto de tentar intimidar um grupo de mulheres de esquerda que estava distribuindo o jornal Brasil de Fato na Assis Figueiredo. Só pa-rou quando foi questionado por um homem.
KARMA
Adivinhem qual a última, a-ham, notícia na página desse figura na rede do Zuck? Foi uma comemorando a "guerra ao tráfico de drogas". Se isso não é hipocrisia, é piada pronta. Talvez sirva de exemplo para que as pessoas parem de dar like e audiência para quem investe em sensacionalismo e denuncismo de cunho moralista. Obviamente isso é wishful thinking da minha parte, mas aqui vai outro: que a Câmara Municipal de Alfenas dê a esse Pedrinho o mesmo destino que a daqui re-servou para seu homônimo que se meteu numa situação mais ou menos análoga.
* Daniel Souza Luz é jornalista, escritor e revisor. E-mail: danielsouzaluz@gmail.com
Qual é a sua reação?






