Ordem do Dia 15/02/25
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.

Numa dessas incursões literárias, surgiu um nome de cidade: Adis Abeba, hoje Capital da Etiópia, África.
Uma simples consulta à Internet resultou em algumas informações.
Além de sua vizinha, e eventual adversária, Somália, estar sendo assediada por uma versão do Estado Islâmico (o que pode resultar em nova guerra regional), Adis Abeba revelou-se de uma diversidade cultural incomparável.
A cidade, de cerca de 3 milhões de habitantes, abriga cerca de 80 diferentes nacionalidades, com suas respectivas e distintas línguas, além de praticantes de uma variedade de religiões, a começar do cristianismo, islamismo e judaísmo, bem como de suas inúmeras dissidências.
Não perca o fôlego. Há mais. Personagens bíblicos e referências mitológicas estão associadas à região, tanto do Velho quanto do Novo Testamento.
Temos a rainha de Sabá e o Rei Salomão, por exemplo, bem como a história das tais minas de diamantes desse Rei, encontradas pelo personagem inglês Allan Quarterman. Ninguém sabe onde começa, ou termina, a lenda, a literatura ou a história.
O fato seria que há referências dessa região, desde o surgimento da espécie humana (os "sapiens sapiens"), passando pelos impérios Egípcio, Romano, menções a Alexandre Magno e até a passagem de Mussolini. Quanto a isso, Antônio Scurati tem muito a dizer.
Há assunto para todo gosto. Mas uma simples comparação ressalta a peculiaridade daquele local. Com o Brasil, ou os EUA, por exemplo.
Países continentais, onde se fala um único idioma, com uma cultura predominante, assim como uma hegemonia religiosa. É difícil, para nós, imaginar tamanha diversidade.
Como seria viver numa cidade que abriga dezenas de culturas, religiões, línguas e nacionalidades? Onde histórias bíblicas se apresentam, entre outras ainda mais antigas? Inclusive quanto ao surgimento da espécie humana? Tal como disse o caipira: "É difícer. A gente somos fiote...".
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com
Qual é a sua reação?






