Sindicatos ainda divergem sobre proposta salarial para comerciários de Poços
Partes não chegaram a acordo sobre piso mínimo e índice de reajuste

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Poços de Caldas e Região (Sindicomerciários) divulgou uma nota de esclarecimento sobre a Convenção Coletiva de Trabalho de 2025, revelando uma divergência significativa entre a proposta salarial da categoria e a dos empregadores.
Segundo a nota, o sindicato não celebrou a data-base da categoria, referente a este ano, pois não chegaram a um consenso com o Sindicato do Comércio de Poços de Caldas, especialmente no que tange à correção do piso salarial e ao índice de reajuste a ser aplicado aos salários dos trabalhadores.
Propostas em contraste
A proposta apresentada pelo Sindicato dos Comerciários para o piso mínimo da categoria é de R$ 1.630, 00, com um reajuste salarial de 6% acima do piso.
Em contrapartida, a proposta dos empregadores estabelece um piso mínimo de R$ 1.623,25, com um reajuste salarial de 4,77% acima do piso.
O Sindicomerciários lamentou a distância entre as reivindicações e a proposta patronal, reiterando que seu objetivo é buscar um correção salarial justa e digna para os comerciários de Poços de Caldas, o que não foi atendido pela proposta patronal.
Apesar da falta de acordo coletivo até o momento, o Sindicato ressaltou que é livre para celebrar acordos coletivos de trabalho diretamente com os empregadores, buscando regulamentar as relações trabalhistas com seus empregados, amparado pela legislação vigente.
O sindicato lamentou a demora na celebração da Convenção Coletiva de Trabalho de 2025 e reafirmou seu compromisso com a classe comerciária, buscando sempre a melhoria das condições salariais e de trabalho para a categoria que representa.
Qual é a sua reação?






