Ordem do Dia 06/02/25
Na coluna Ordem do Dia, o historiador, advogado e cientista político Marco Antônio Andere Teixeira faz uma breve análise sobre fatos do dia.

Igor Ignatief, líder liberal do Canadá, em entrevista à rede BBC, vocalizou a advertência desta coluna.
Na segunda-feira, dia 3, a "Ordem do Dia" considerou a perda de confiança o principal risco da guerra tarifária de Trump. Desse modo, problematizando a aliança Ocidental. Exatamente o que disse, ontem, o político canadense.
Entretanto, assim como cogitou a mesma coluna, foi um blefe de Trump. Assim que começaram as reações, o homem flexibilizou a iniciativa, adiando-a. Palhaçada.
O México, assim como Canadá e China, prometeram retaliar. De quebra, a população canadense rebelou-se, com a "traição" tarifária dos EUA.
Em dois jogos internacionais, entre times americanos e canadenses, a torcida do Canadá vaiou o hino dos EUA, durante toda sua execução.
Pacotes de férias para os EUA estão sendo cancelados pelos canadenses. Produtos dos EUA estão sendo retirados das prateleiras do comércio do Canadá.
Especialmente o suco de laranja produzido na Flórida. Abre-se uma janela de oportunidade para o suco de laranja brasileiro, num novo mercado.
Mas na indústria automobilística os impactos seriam maiores. Cerca de 40% dos veículos e autopeças, consumidos nos EUA, são produzidos no México e no Canadá.
Especialmente por montadoras norte-americanas, como a GM e a Ford. Os preços iriam subir, com as sobretaxas de 25%. De parte a parte.
Como se não bastasse, Trump voltou a propor a anexação do Canadá aos EUA e enviou um representante ao Panamá, para tratar a questão do canal. Estaria em pauta outra anexação?
Europeus, do lado de lá, estão a mostrar os dentes, prometendo vingança. Do jeito que ia a coisa, nada de bom estaria à vista.
De repente, Trump voltou atrás. Medo? Justamente a história citada nesta coluna: o menino gritou "lobo", mas era mentira. Menos credibilidade a Trump, o bufão. Ridículo.
Com Trump no poder, o mundo está "tocando pandeiro prá louco sambar". E como samba mal...
* Marco Antônio Andere Teixeira é historiador, advogado, cientista político (UFMG), pós-graduado em Controle Externo (TCEMG/PUC-MG), Direito Administrativo (UFMG) e Ciência Política (UFMG). E-mail: marcoandere.priusgestao@gmail.com
Qual é a sua reação?






