Prefeitura fiscaliza venda de animais na Fearpo

Ação conjunta iniciou fiscalização para evitar exposição

A Prefeitura de Poços, em ação conjunta entre as Secretarias de Saúde (Vigilância Sanitária/Núcleo de Zoonoses), Turismo e Serviços Públicos, iniciou a fiscalização para impedir a exposição, venda e doação de animais na Praça Dom Pedro II (Praça dos Macacos) aos domingos, durante a Fearpo.

A ação conta com apoio da Guarda Municipal. Em finais de semana de maior movimento em Poços de Caldas, há um grupo grande de pessoas que comercializam cachorros porque têm canis em suas casas.

“Muitas são de outras cidades, como Alfenas, Divisa Nova e Caldas, sendo que há a informação de que até mesmo donos de lojas de outras cidades vêm comercializar filhotes em Poços de Caldas. No domingo passado a nenhum deles foi permitida qualquer atividade envolvendo os cães e todos foram notificados, sendo informados sobre a legislação do Município”, informa a diretora de Turismo, Rose Lino.

ENTENDA A MEDIDA
A Prefeitura recebeu diversas reclamações de pessoas integrantes de associações protetoras de animais que não concordam com a atividade naquele local. Houve questionamento também por parte dos vereadores. Mediante isto, com base no Código de Posturas do Município, na legislação sobre saúde e segurança dos animais e na Lei que cria e regulamenta a Fearpo, a Prefeitura vai continuar a fiscalização, no sentido de impedir o comércio e a doação de animais naquele espaço.

A Fearpo (Feira de Artesanato) passa por regularização, inclusive com a reavaliação dos inscritos no edital para a inserção de 80 novos artesãos e a retomada do processo. A Fearpo, por lei, tem uma Comissão Técnica Consultiva que inclui atuais expositores assim como representantes de diversos segmentos da sociedade.