Produtividade industrial é tema de workshop gratuito em Poços

Evento acontece nesta quinta-feira na Urca

Um dos maiores desafios para a indústria brasileira é aumentar sua produtividade. Para superar estes desafios, empresários de Poços de Caldas terão a oportunidade de participar gratuitamente nesta quinta-feira, 29, às 18h30, na Urca, do 1º Workshop Técnico do programa “Brasil mais produtivo”.

A iniciativa é elaborada em conjunto pelo setor industrial e o Governo Federal e prevê ampliar a produção das indústrias por meio de intervenções em seus processos de fabricação. Entre os próximos dois anos, o programa pretende atender três mil indústrias de pequeno e médio porte em todo o país.

Iniciado em 2014 como piloto pelo Sistema Indústria, o programa funcionou em quatro estados (Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Ceará), e mostrou que é possível mais que dobrar a produtividade e reduzir as despesas de produção em pouco tempo, com medidas simples e, mais importante, com baixo custo para as empresas.

Na época, foram selecionadas 18 empresas de médio porte – com faturamento entre R$ 3,6 milhões e R$ 20 milhões – de cinco setores: alimentos, confecção, calçados, metalmecânico e brinquedos.

O resultado foi um retorno financeiro entre 8 e 108 vezes o valor investido pelas indústrias e com um aumento, em média, de 42% em produtividade. Segundo o gerente de Serviços Tecnológicos do Senai-MG, Ricardo Aloysio, a expectativa é que 300 empresas sejam atendidas no Estado. Atualmente, o programa conta com 40 indústrias mineiras que já apresentam resultados de 30,4% de aumento de produtividade.