Teatro Benigno Gaiga é um dos mais utilizados de Minas

Espaço terá utilização de 342 dias em 2016

Revitalizado em junho do ano passado, o teatro municipal Benigno Gaiga, localizado no prédio central do Espaço Cultural da Urca, em Poços de Caldas, é considerado um dos mais importantes do interior de Minas, por conta da grande quantidade de eventos que sedia.

Neste ano, o teatro terá contabilizado, até o fim deste mês, 342 dias de atividade, totalizando a realização de 469 eventos. A Secretaria Estadual de Cultura informa anualmente os indicadores de ocupação de equipamentos culturais e o teatro da Urca se destaca como um dos mais utilizados do interior do Estado.

IMPORTÂNCIA
A coordenadora do Espaço Cultural da Urca, Mariana Chaves Oliveira, destaca a importância do local. “Nossa demanda é gigantesca. Para se ter uma ideia, temos solicitações de agendamento para 2018. Por isso, a organização, o protocolo e o pedido de datas de maneira antecipada e organizada é de fundamental importância para que todas as solicitações sejam atendidas”, destaca.

Em 2013, a Secretaria Municipal de Cultura lançou o Pró-Urca (Programa de Ocupação da Urca), que, por meio de edital, atende a uma reivindicação da classe artística local referente à dificuldade de encontrar datas para produções, e democratizou o uso do espaço. Em quatro, anos, mais de 40 produções inéditas foram encenadas no teatro.

“O Teatro Benigno Gaiga é importante não só por atender à efervescência cultural de Poços mas também pelo potencial turístico”, afirma o secretário municipal de Cultura, João Alexandre Moura. O resultado do edital do Pró-Urca 2017 está disponível no link goo.gl/xODyQx