MEC confirma curso de Medicina na PUC/Poços

Poços foi escolhida para sediar o curso depois de criterioso processo de seleção

O Diário Oficial da União publicou nesta terça-feira, 27, a portaria nº 545 que define as mantenedoras de instituições e os municípios que irão receber novos cursos de Medicina. Ao todo, serão ofertados 37 novos cursos em todo o país.

Em Poços de Caldas, se confirmou a instituição Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas, campus Poços de Caldas), que irá oferecer 50 vagas. Nesta quinta-feira, haverá uma entrevista coletiva com representantes da PUC e da Prefeitura, na Secretaria Municipal de Saúde, às 14h, para anúncio de mais detalhes sobre o processo seletivo.

Poços de Caldas foi escolhida para sediar o curso de Medicina depois de criterioso processo de seleção, composto por duas etapas de avaliação. A primeira foi a seleção do município e a segunda o processo de seleção da universidade que vai ofertar o curso. As instituições selecionadas terão até 18 meses para implantar os novos cursos.

O termo de compromisso para implantação do curso de Medicina entre o município e o governo federal foi assinado em 15 de outubro de 2014. “Esta é uma conquista que tem impacto na estrutura de saúde de toda a região”, celebrou o secretário-adjunto de Saúde, Antônio Ângelo Rocha, que é o representante legal do município junto aos Ministérios da Saúde e da Educação e coordenou todo o processo.

O trabalho teve início em 2013, quando Poços de Caldas aderiu ao programa Mais Médicos. Com a vinda do curso, a demanda por profissionais em médio e longo prazos será atendida com a formação de médicos no próprio município.