PUC Poços amplia vagas para o curso de Medicina

Número de vagas no campus local passa de 50 para 90 anuais

A PUC Poços amplia, a partir de 2022, o número de vagas destinadas ao Curso de Medicina. A oferta passa de 50 para 90 vagas anuais, considerando os estudantes classificados no vestibular – em que é possível optar pelo sistema de provas ou uso da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – e na seleção para obtenção de bolsas integrais disponibilizadas pela universidade.

O total de ingressantes é ainda superior quando se consideram os alunos contemplados com bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), cujo número é variável.

continua depois da publicidade

O aumento da oferta de vagas para Medicina no campus foi homologado através de Portaria do Ministério da Educação, publicada no dia 17 de março de 2022.

A Portaria prevê a criação de 36 das 40 novas vagas, sendo as quatro restantes destinadas a bolsistas. Com a ampliação, a PUC se prepara para abrir o processo seletivo do curso em Poços de Caldas também no meio do ano, e não apenas no último trimestre, como ocorria até o momento.

O vestibular de Medicina, portanto, deixará de ser anual e passará a ser semestral.

As atividades do Curso de Medicina do Campus tiveram início em 2017. Desde então, uma série de benfeitorias tem sido viabilizada.

Destacam-se a aquisição de equipamentos, doações de medicamentos e insumos farmacêuticos, melhorias na infraestrutura da rede pública, capacitação de profissionais da área no município e oferta de bolsas de residência médica, entre outras ações.

Recentemente, a Universidade tem investido na construção de uma unidade básica de saúde, a UBS São Jorge, no bairro Vila Rica, na Zona Oeste de Poços de Caldas.