Vereador faz denúncia ao MP sobre falta de transporte escolar em Poços

Mesmo com a volta as aulas presenciais, serviço não foi mais oferecido

O vereador Diney Lenon (PT) encaminhou, no final do mês de fevereiro, uma representação ao Ministério Público para investigação sobre a falta de transporte escolar no município.

Segundo o parlamentar, diversas unidades de ensino, inclusive a APAE, contavam com o serviço antes da pandemia, no entanto, com o retorno das aulas em outubro de 2021, não foi mais disponibilizado transporte para os estudantes.

continua depois da publicidade

Diney ressalta que várias famílias procuraram seu gabinete alegando que a situação têm impossibilitado o retorno dos estudantes às aulas presenciais, obrigatórias este ano.

“Esse é caso de estudantes que residem na zona sul e não têm ônibus escolar para se deslocarem de bairros como o Jardim São Bento e Parque Esperança para a Escola Padrão, da rede estadual. Também casos na zona rural e na APAE. É dever do município garantir esse serviço, já fizemos uma cobrança e, sem solução, estamos encaminhando o fato ao Ministério Público”, afirma.

FALTA DE FREQUÊNCIA
No documento, o vereador pontua alguns casos de estudantes que residem, por exemplo, na Rodovia Poços/Andradas e não estão conseguindo frequentar a escola regularmente.

“Antes da pandemia, a Prefeitura disponibilizava o ônibus, com o retorno das aulas em 2021 esse transporte não foi mais ofertado. Com o fim de 2021 e início de 2022 tivemos um agravante, eles tinham a opção de aula remota, o que não acontece mais. Até o momento, não tivemos uma solução, inclusive muitas famílias dizem que a Prefeitura está propondo que os estudantes voltem para a aula remota, comprometendo a aprendizagem deles”, ressalta.

Para o legislador, é preciso garantir esse direito das crianças e, com isso, assegurar o direito à educação. “Espero que as devidas providências sejam tomadas para que esses estudantes voltem a contar com o transporte”, conclui.