Desaparecimento de gato comunitário da UPA gera comoção

O animal, conhecido como Juninho, fugiu quando era levado para o CCZ

continua depois da publicidade

O desaparecimento do gato Juninho, após ser retirado do pátio da Unidade de Pronto Atendimento de Poços de Caldas (UPA) no dia 25 de abril motivou um pedido de informações de autoria do vereador Tiago Braz (Rede), que será apresentado na sessão ordinária de hoje, 8, na Câmara Municipal.

Servidores da UPA enviaram carta ao secretário de Saúde, Thiago Mariano, solicitando ajuda para resolver o desaparecimento do gato Juninho.

“É grande a comoção por parte da população após o desaparecimento do gato comunitário que frequentava o local há mais de quatro anos, sendo considerado parte integrante, e muito querido pela comunidade ao entorno do equipamento”, disse.

Servidores que atuam na UPA manifestaram o desejo de adotá-lo, porém, devido à rapidez da ação de agentes do Centro de Controle de Zoonoses, não foi possível solicitar o animal antes da retirada dele do local.

O CCZ O teria recebido ordem para retirar o animal do local, pois sua permanência não era recomendada pela Vigilância Sanitária por ser um local de atendimento médico ao público.

continua depois da publicidade

O gato teria fugido no trajeto entre a UPA e o CCZ, após escapar da gaiola de plástico onde foi acondicionado.

“O gato em questão era um animal comunitário, nos termos da lei estadual nº 23.863/2021, que veda abordagens como a que foi realizada, que impediu o exercício do direito previsto na lei, sob pena de se configurarem maus-tratos e de se aplicarem as penalidades cabíveis, nos termos da legislação”, disse o vereador.

Abordagem
O vereador questiona como foi realizada a abordagem ao gato comunitário Juninho, bem como qual o motivo para a retirada do animal do local, sem prévio aviso e sem comunicar os funcionários que cuidavam dele e queriam adotá-lo.

Tiago perguntou ainda como é o protocolo a ser seguido em situações como esta e se os agentes observaram a legislação, que proíbe abordagens como a que foi realizada. Por fim, pede para que seja explicado detalhadamente todos os fatos a respeito do fato.