Pessoas em situação de rua terão atendimento médico

Consultório de Rua oferecerá atendimento médico gratuito

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e em consonância com o Ministério da Saúde, implantou o programa “Consultório na Rua”, que irá oferecer atendimento médico às pessoas em situação de rua em Poços de Caldas.

O objetivo é ampliar o acesso e a qualidade da atenção integral à saúde desta população, por meio das Políticas Nacionais do SUS: Atenção Básica, Saúde Mental, Urgência e Emergência e Hospitalares.

“O Consultório na Rua é um equipamento que integra a Estratégia de Saúde da Família, com uma equipe capacitada para atender especificamente a população em situação de rua nas suas diversas demandas, na abordagem, tratamento e resgate, como desnutrição e uso de álcool e drogas”, informa a secretária de Saúde, Fátima Livorato.

O serviço já teve início, sendo a primeira fase o mapeamento das pessoas em situação de rua em Poços, juntamente com a apresentação do serviço à comunidade e secretarias envolvidas.

EQUIPE
A equipe do Consultório na Rua é formada por vários profissionais de saúde que trabalham em conjunto e prestam atendimento na rua. A equipe técnica é composta por médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e técnicos de enfermagem. O serviço é itinerante e conta ainda com o apoio dos profissionais dos outros serviços da rede municipal de saúde. A equipe do Consultório na Rua atende 30 horas semanais conforme a Resolução SES/MG N° 3.713, de 17 de abril de 2013.

Em Poços de Caldas o atendimento será de segunda a sábado em horários diferenciados conforme a necessidade, demanda e diagnóstico territorial. O atendimento é realizado através de busca ativa ou demanda espontânea da pessoa em situação de rua. As atividades acontecerão in loco, de forma itinerante com ações compartilhadas e integradas com as Unidades Básicas de Saúde e, quando necessário, com as equipes dos Centros de Atenção Psicossocial e com os serviços de urgência e emergência.