Servidores locais do IF Sul de Minas aderem à paralisação nacional

Entre as principais reivindicações estão a reposição das perdas salariais acumuladas

continua depois da publicidade

Servidores e servidoras do IF Sul de Minas Campus Poços de Caldas decidiram, em assembleia realizada na quinta-feira, 28, aderir à paralisação nacional dos servidores públicos federais, que acontecerá nesta terça-feira, 3.

Entre as principais reivindicações estão a reposição das perdas salariais acumuladas, a recomposição do orçamento da educação e o arquivamento da Reforma Administrativa (PEC 32).

O serviço público federal passou por um longo período de congelamento salarial, entre 2017 e 2022. Mesmo com o reajuste de 9% concedido pelo Governo Federal este ano, a defasagem continua grande.

As perdas salariais dos técnicos-administrativos em educação chegam a 53%, enquanto professores acumulam prejuízos de 39%.

As mesas de negociação abertas pelo Governo Federal, após anos de reivindicação dos sindicatos, têm apresentado poucos avanços.

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) enviado ao Congresso Nacional prevê um pequeno valor para recomposição salarial do funcionalismo que, segundo cálculos do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), seria suficiente para dar um aumento salarial inferior a 1% em 2024.

Em decorrência da adesão à paralisação, o campus Poços de Caldas não terá atividades na próxima terça-feira, voltando a funcionar normalmente no dia seguinte.