Reimaginando Poços simula passagem de ribeirão

Projeto propõe reflexão sobre rios que cortam área central

O site Resgatando Poços de Caldas, dedicado a fazer comparações entre períodos antigos e atuais de Poços de Caldas, iniciou mais um projeto que une presente, passado e agora também, futuro: o Reimaginando Poços.

Segundo o idealizador do projeto, Rafael Elias Henrique, o objetivo é mostrar cenas atuais mescladas com o passado. A primeira montagem feita por ele para o projeto é imaginando como seria atualmente a rua Prefeito Chagas se o ribeirão de Caldas não tivesse sido coberto em 1929.

“Na verdade este rio, que é o Ribeirão de Caldas, passa naturalmente por debaixo da rua, mas em 1929 ele foi coberto pelo avanço da urbanização. Esta imagem foi mesclada com a antiga foto que foi tirada no dia que estava começando a fechar o rio, por isso tem estes trilhos ao lado, que foram colocados no processo da cobertura. Além de que o balaústres na época estavam sendo demolidos. Com esta montagem podemos fazer uma alusão do processo ter sido ao contrário, como se tivesse tirando os trilhos, reabrindo o rio e refazendo os balaústres”, conta Rafael.

Para ele, é preciso refletir sobre a situação dos rios que cortam a cidade. Rafael entende que a rua Prefeito Chagas tem um grande movimento de automóveis dia e noite, então, se este rio fosse aberto, o trânsito na cidade não fluiria bem, o que justificaria a cobertura.

“Existe uma grande quantidade de rios e cada vez mais eles têm sido fechados no Centro da cidade, a ponto de construírem até prédios exatamente na localização onde ele percorre, o que acaba sendo um grande risco para a população”, afirma. Rafael diz que passará a fazer algumas montagens como esta para ajudar a população a pensar como seria a cidade se não tivessem sido feitas as mudanças no decorrer do tempo. Para conhecer todo o acervo de fotos do projeto, basta acessar a página no Facebook ou o site.