Mais de mil alunos participam do projeto Condes da Alegria

Espetáculo "Os Saltimbancos" foi apresentado em escolas e instituições de Poços

O projeto Condes da Alegria nasceu do sonho da Cia de Teatro Conscius Dementia de levar arte, cultura e teatro às escolas municipais de Poços de Caldas.

Neste ano, o projeto levou a mais de mil alunos o premiado espetáculo musical “Os Saltimbancos”, que a companhia apresentou em turnê de março a novembro em escolas e algumas instituições em Poços de Caldas.

A obra foi escrita durante a ditadura e lançada em 1977 pelo cantor e compositor Chico Buarque de Holanda é um espetáculo que ainda continua fazendo sucesso com todo público e encantando gerações.

A história é inspirada na obra “Os músicos de Bremen” dos irmãos Grimm, e conta de maneira divertida a trajetória de quatro animais que se unem para formar um grupo musical, porém no caminho percebem que devem se unir para conquistar seus objetivos e sonhos, descobrindo, assim, que juntos são mais fortes. O texto e as músicas falam de liberdade, respeito e união entre o homem e a natureza.

A peça é dirigida pela atriz e diretora Larissa Garcia e traz no elenco, além de Larissa Garcia, os atores Rafaela Dutra, Danielle Marques e Johnny Hansk e sonoplastia de Daniel Silva. Com o espetáculo a Cia de Teatro Conscius Dementia conquistou em 2015 o terceiro lugar no 1º Festival de Teatro nas Escolas Municipal (FETEM) e o prêmio de melhor maquiagem para Danielle Marques. Em 2016, o espetáculo foi selecionado para se apresentar no Programa Pró-Urca, na Feira do Livro no Espaço Flipocinhos e durante o carnaval.

Além dessas apresentações, a Cia circulou nas escolas municipais com o Projeto Condes da Alegria que só se tornou realidade através do Programa de Patrocínios DME e apoio da Secretaria Municipal de Cultura. Mais de mil alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I da rede municipal de ensino tiveram acesso ao espetáculo na Escola Municipal Maria Ovídia, Escola Municipal Vitalina Rossi, CAIC Prof. Arino Pereira, Unidade PMJ João Monteiro, Escola Municipal Dr. Haroldo Affonso Junqueira, Unidade Sesi Poços de Caldas.

Além das seis escolas, o Projeto contemplou com a contrapartida três instituições de atendimento a comunidade: Lar Fonte da Vida, Associação Bem Viver de Apoio a Comunidade e Galpão das Artes, além da Praça Pedro Sanches dentro do Festival Rasgamundo no Julho Fest.

Inúmeros foram os momentos especiais neste projeto. O grupo conta que se emocionou diversas vezes, como quando uma professora da Escola Maria Ovídia levou um menino com deficiência visual para tocar nos figurinos e nos rostos de cada um. As lágrimas não demoraram a descer ou quando as crianças cantavam as músicas e tornavam aquele momento magicamente único.

Assim, o projeto Condes da Alegria encerra a temporada 2016 como um grande sucesso de público e muito bem recebido pelas escolas e instituições.