Poços está com médio risco de infestação do aedes aegypti

Mais de 3,3 mil imóveis foram visitados por agentes de endemias

Durante a semana passada, os agentes de endemias da Vigilância Ambiental percorreram 3.380 imóveis de diversos pontos de Poços de Caldas.

O objetivo foi a realização do LIRAa – Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya.

Os agentes vistoriaram as áreas, deram orientações aos moradores e destruíram potenciais criadouros do Aedes, como recipientes destampados e com água parada.

Os possíveis focos foram levados para o laboratório de entomologia da Secretaria Municipal de Saúde. O material foi encontrado em 70 imóveis, com maior incidência nas regiões Leste e Centro-Sul da cidade.

MÉDIO RISCO

O resultado dá um Índice de Infestação Predial – IIP, de 2,1%, o que coloca o município em médio risco, de acordo com a classificação do Ministério da Saúde.

“Esse valor é um indicativo para os municípios saberem qual a real situação de infestação na cidade. Especificando quais bairros tenham maior infestação, assim direcionando ações de prevenções ao combate e eliminação de criadouros do mosquito. Com por exemplo, os mutirões de limpeza realizados periodicamente na cidade”, explicou Jorge Miguel Ferreira do Lago, coordenador da Vigilância Ambiental.

FOCOS
Ainda segundo o levantamento deste mês, 96% dos focos foram encontrados dentro de residências.

Já 79% do total de focos encontrados foram classificados como depósitos móveis (vasos, frascos de planta, recipiente de degelo de geladeira e bebedouros de animais, enquanto que os passíveis de remoção são pneus, materiais recicláveis, lixo, recipiente plástico, garrafas ou latas) e depósitos passíveis de remoção.