Pau…tando | 05/03/17

Leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas

FÓRMULA DE SUCESSO
O Carnaval 2017 repetiu a fórmula do ano passado e mais uma vez agradou a maior parte de turistas e moradores da cidade. A ausência do desfile de escolas de samba acabou passando despercebida, já que os blocos caricatos caíram de vez na preferência do público. Além disto, vale ressaltar que sem a passarela do samba montada na avenida Francisco Salles, o trânsito fluiu muito melhor, especialmente por conta do grande volume de veículos circulando pelo Centro.

A PRAÇA É NOSSA
A praça dos Macacos acabou se tornando o principal ponto da folia no Carnaval poços-caldense. Com a grande presença de público no local, que sofreu foram os canteiros. Na Quarta-feira de Cinzas, era possível observar que a grama praticamente desapareceu do local.

CARNAVAL 2018
O prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) disse que analisa a possibilidade de realizar mudanças no Carnaval 2018, como por exemplo, a inclusão de novas atrações, já que o formato atual que fez sucesso neste ano foi consolidado na gestão do ex-prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT). No entanto, vale sempre lembrar a máxima do jornalista Armando Rodrigues: “é melhor copiar o bom do que criar o ruim”.

PASSE GESTANTE
Um decreto do Executivo que promoveu alterações no passe livre para gestantes no transporte coletivo da cidade gerou reclamações dos vereadores Paulo Tadeu (PT) e Ciça (PT), na última sessão ordinária na Câmara Municipal. Com a mudança, a gestante deverá estar inscrita no CadUnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) e manter frequência no Programa Materno Infantil para ter direito ao passe livre. Para os vereadores, a medida restringe o acesso ao benefício, pois nem todas gestantes tem perfil para entrar no CadUnico.

SUCATEAMENTO
O vereador Paulo Tadeu disse que o Plano Municipal de Juventude (PMJ) passa por um processo de sucateamento, através da redução de oficinas e de carga horária de professores. Segundo ele, a pretexto de se fazer economia, a Prefeitura está penalizando políticas públicas voltadas à população mais carente. Paulo Tadeu lembrou ainda que no auge, o PMJ já chegou a atender cerca de sete mil crianças.

PICUINHA
Vereadores de oposição não pretendem fazer pedidos de informações na Câmara Municipal sobre o fato de alguns integrantes da equipe de governo terem ido viajar durante o Carnaval. Eles consideram que a picuinha é fomentada por pessoas que não conseguiram emplacar vaga no governo e pelo próprio “fogo amigo” do grupo situacionista por conta de inveja e dor de cotovelo entre alguns integrantes.

IASM
O Instituto de Assistência dos Servidores Municipais (IASM) publicou portaria com mudanças no atendimento médico, hospitalar e odontológico, devido à situação financeira complicada do órgão, que está sem receber cerca de R$ 10,8 milhões da contribuição patronal que deveria ser feita pela Prefeitura. Além da restrição de alguns serviços, houve queda de 60% para 50% em benefícios como consultas, internações e procedimentos médico ambulatoriais e odontológicos.

REGISTRO
O maestro Agenor Ribeiro Netto postou em seu perfil do Facebook uma foto do registro da Sinfonia das Águas feito pela Prefeitura junto ao INPI, que comprova que a responsabilidade da realização do evento é do governo municipal. O pedido foi feito em 2014, mas a concessão só saiu em 25 de outubro do ano passado, sendo válida até 25 de outubro de 2026.