Pau…tando | 07/10/18

Na coluna Pau…tando, leia o que acontece de mais importante nos bastidores políticos de Poços de Caldas.

POÇOS MAIS SEGURA
Finalmente, a Prefeitura anunciou o lançamento do projeto de segurança pública “Poços Mais Segura”, como havia sido sinalizado durante a campanha eleitoral. A boa notícia também é que o projeto prevê a criação de postos avançados da Guarda Municipal em espaços próprios do município nas regiões Sul, Leste e Oeste, além da base central, na Estação Fepasa/Mogiana. Com a saída da GM do prédio no Jardim dos Estados, a economia mensal será de R$ 8 mil. Os recursos serão revertidos para melhorias na estrutura da corporação.

SEDE
A entrevista coletiva para anúncio do projeto havia sido marcado para a Prefeitura, mas depois transferida para a antiga estação, onde também funciona a Secretaria de Turismo, já que o local volta a ser sede da GM. Evidente que a escolha do local para a entrevista foi simbólico, mas também não deixa de ser irônico o fato de se falar de segurança pública em um local sabidamente com problemas de segurança estrutural.

CONCURSO
A Prefeitura pretende lançar um concurso público para a contratação de novos guardas municipais no início de 2019, conforme já havia sido dito algumas vezes neste ano pelo prefeito Sérgio Azevedo (PSDB). A expectativa é que o concurso já seja no regime estatutário ao invés do celetista e que a jornada de trabalho seja de oito horas, conforme também tem sido sinalizado pelo alcaide.

MONITORAMENTO
O projeto de segurança também anunciou o uso de câmeras de monitoramento. Os equipamentos adquiridos na gestão do prefeito Paulinho Courominas (PSB) chegaram a funcionar por um período, mas logo se tornaram obsoletos, além de apresentarem problemas de manutenção. Outra boa iniciativa do projeto foi a reativação do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, criado na gestão do prefeito Eloísio do Carmo Lourenço (PT).