Greve dos bancários começa hoje em Poços de Caldas

Assembleia da categoria na terça-feira, 6, decidiu pela paralisação

A greve dos bancários vai começar hoje, 8, em Poços de Caldas e toda a região. Durante a assembleia realizada no início da noite de terça-feira, 6, na sede do Sindicato dos Trabalhadores no Ramo Financeiro de Poços de Caldas e Região (Sintraf-PCR), os trabalhadores votaram, por maioria absoluta, a favor da paralisação imediata dos serviços de atendimento nas agências bancárias de 26 cidades da região.

Para os próximos dias úteis, estão previstas manifestações em frente às agências de todo o país. Isto porque, nacionalmente, a greve já teve início nesta terça-feira. Os sindicatos da categoria preveem que neste ano o período de paralisação deverá ser mais longo, a menos que haja acordo entre a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e o Comando Nacional dos Bancários.

“Os banqueiros estão se mostrando cada vez mais inflexíveis e sem consciência em relação ao seu trabalhador. Por isso, é necessário que os sindicatos façam a sua parte, mobilizando os trabalhadores de todo o Brasil em prol de uma causa mais do que justa, essencial para a vida do profissional dos bancos. Neste ano, a greve deverá ser mais longa, pois as contrapropostas advindas dos banqueiros são ridículas, bem abaixo da inflação. Ou seja, sem ganho real. E não podemos aceitar esta condição, que é prejudicial ao trabalhador”, declara o presidente do Sintraf-PCR, Agnaldo Alves Viana.

NEGOCIAÇÕES
Vale lembrar que a categoria já rejeitou a primeira proposta de reajuste salarial oferecida pela Fenaban, no valor de 6,5% sobre os salários, a PLR e os auxílios refeição, alimentação, creche, e abono de R$ 3 mil.

Os bancários defendem que a oferta ficou bem abaixo da inflação, projetada em 9,57% para agosto deste ano, o que representa perdas de 2,8% para o bolso de cada bancário. A categoria pede a reposição da inflação mais 5% de aumento real.

No ano passado, a greve conquistou a adesão de mais de 700 trabalhadores em toda a região, chegando ao fim na tarde de 26 de outubro, após 21 dias de paralisações. Preocupada com o desdobramento da greve deste ano, a Federação Nacional dos Bancos já convocou uma nova reunião junto ao Comando Nacional dos Bancários para negociação dos itens reivindicados pelos trabalhadores.

O encontro vai acontecer nesta sexta-feira, 9, em São Paulo. O presidente do Sintraf de Poços de Caldas e Região estará presente na mesa de negociação junto aos banqueiros.