Deputados denunciam excesso de viagens de avião de Zema

Deputados consideram que várias das viagens são irregulares, segundo a legislação

A deputada estadual Beatriz Cerqueira e o deputado federal Rogério Correia, ambos do PT, entraram com representação no Ministério Público contra as frequentes viagens do governador Romeu Zema (Novo) usando aviões do Estado, várias delas irregulares, segundo a legislação.

De acordo com reportagem publicada pelo portal G1, Zema fez, apenas neste ano, um voo a cada três dias usando aviões oficiais do governo mineiro.

continua depois da publicidade

Apenas isto já contrasta com promessa do atual governador quando era candidato em 2018, quando prometia não usar aeronaves do Estado para viajar.

Na representação enviada à 17ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público de Belo Horizonte, os deputados lembram que, além da frequência que pode ser considerada excessiva, os voos de Zema não raramente transportaram familiares. Eles pedem instauração de Ação Civil Pública contra o governador.

O QUE DIZ O GOVERNO DE MINAS
O Governo de Minas informou que os voos oficiais do governador foram reduzidos em 2020 em virtude do começo da pandemia da covid-19, que impôs uma série de restrições em todo o mundo, incluindo o deslocamento aéreo e a realização de eventos.

Em 2021, devido à melhora do cenário epidemiológico, as viagens começaram a ser retomadas, aumentando os compromissos oficiais do chefe do Poder Executivo. Todas as autoridades que viajam com o governador são convidadas a comparecer a eventos e compromissos oficiais de governo, incluindo solenidades em homenagem a outras autoridades.

“Informamos ainda que a atual gestão do Governo de Minas acabou com a exclusividade do uso de aeronaves ligadas ao Gabinete Militar. Em gestões passadas, governadores chegaram a ter sete aeronaves para uso exclusivo. Atualmente, o Gabinete Militar do Governador conta com apenas três aeronaves, que são utilizadas para diversas ações, como de segurança pública, de transporte de órgãos e distribuição de vacinas, por exemplo. Nesse sentido, o governo reduziu em 74% os custos de voos para o governador e vice em 2019 em relação a 2018”, diz a nota.