Alemães farão estudo de viabilidade do Monotrilho

Empresa irá custear o levantamento e vê oportunidade de investimento no equipamento

O prefeito Sérgio Azevedo assinou, na tarde de quarta-feira, 3, um Memorando de Entendimento com a empresa alemã ProReSus Gmbh, representada por seu diretor Phellipe Barcellos, que também representa a International Monorail Association.

A assinatura da parceria aconteceu no gabinete do prefeito, em solenidade que contou com a presença de autoridades municipais e convidados e foi seguida por uma coletiva de imprensa. A parceria entre a multinacional, com aval do governo alemão e município, é inédita do Brasil.

O interesse partiu da própria empresa, que procurou a Prefeitura há aproximadamente dois meses, motivada pela notícia de que o município havia retomado o monotrilho.

“Vimos aí uma oportunidade de investimento. O que para uma parte da população parecia ser um grande problema, a empresa viu uma solução. Então entramos em contato com a Prefeitura e hoje estamos dando um passo inicial para esta possível solução”, disse Phellip Barcellos.

O estudo de viabilidade econômico-financeira do Monotrilho de Poços de Caldas será realizado pela empresa TUVRheinland, com experiência internacional no setor. De acordo com seu diretor para a América Latina, Marcos Camelo, a empresa já realizou estudos para os projetos de Monotrilho de São Paulo, Salvador e Manaus.

No exterior, já desenvolveu projetos para o Oriente Médio, mais especificamente em Dubai, na Europa e na Ásia, estando presente em mais de 20 projetos pelo mundo. Os custos com o estudo serão exclusivos da empresa ProReSus GmbH, financiada pelo governo alemão, com conclusão prevista para dezembro deste ano.

Após a assinatura do Memorando de Entendimento, o documento será enviado ao governo alemão, sendo um condicionante para o crédito. “O interesse no projeto é concreto, por isso a contratação do estudo de viabilidade econômica para dar um aval ao investimento”, afirmou Phellip Barcellos.

Os representantes das empresas alemãs estiveram reunidos na manhã de quarta na Prefeitura. O objetivo foi conhecer o sistema de mobilidade urbana da cidade, seu transporte público, o transporte por aplicativos, taxis, localizar os vetores de crescimento, localizar as universidades e outras informações.

A empresa TUVRheinland irá disponibilizar uma equipe técnica formada por especialistas que fará pesquisas in loco para a formatação do estudo de viabilidade econômico-financeira.

METAS
De acordo com Phellip Barcellos, a tendência é que o monotrilho seja integrado ao sistema de transporte público do município, resgatando sua função original.

“O foco é buscar viabilidade dentro do sistema integrado de transporte público. Nosso projeto não é competir com o transporte público, mas integrá-lo ao transporte turístico. O monotrilho também pode ser utilizado como meio de transporte para universitários, como via para chegada ao shopping, enfim, temos que provar uma demanda mínima para que o projeto seja viável economicamente”, disse.

Ao apresentar o estudo ao governo alemão e, se comprovada a viabilidade econômica, o diretor já terá em mãos também uma proposta de implementação do projeto para o monotrilho de Poços, com uma proposta de financiamento ao governo alemão.