Empresa renuncia à concessão do Monotrilho

Decisão foi anunciada em audiência entre a concessionária e a Prefeitura

Em audiência de instrução e julgamento ocorrida na Justiça local, ontem, 29, a empresa J. Ferreira desistiu do contrato de concessão do Monotrilho, em Poços de Caldas.

Ao renunciar à concessão, a concessionária abriu mão de qualquer indenização ou pagamento pelos investimentos realizados no equipamento ao longo de todos este anos. A empresa se comprometeu ainda a terminar a manutenção em uma das pilastras de sustentação, na avenida João Pinheiro, e que foi iniciada em dezembro passado.

Com a decisão, todo o equipamento relativo ao Monotrilho passa a ser do município. O prefeito Sérgio Azevedo (PSDB) convocou para hoje à tarde uma coletiva de imprensa para falar sobre “uma excelente notícia”, que no caso, serão os detalhes sobre o que irá acontecer com o equipamento daqui por diante.

HISTÓRICO
O projeto surgiu em 1981, mas a construção só foi concluída em 2000. O proposta original previa 30 quilômetros de extensão, mas a obra final ficou com apenas oito, pois passou de transporte público para transporte turístico.

Em setembro de 2000, quando começou a operar, o trem descarrilou em uma curva e 19 pessoas tiveram que ser resgatadas pelo Corpo de Bombeiros. Em novembro de 2003, duas pilastras ao longo da avenida João Pinheiro caíram após obras no ribeirão Poços de Caldas.

Depois disso, o Monotrilho nunca mais voltou a funcionar, mas a estrutura permaneceu no local. Em 2014, o Ministério Público tentou fazer um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a Prefeitura e a empresa, mas o acordo não saiu do papel.

Em 2016, a Justiça determinou que a Prefeitura deveria fazer obras de contenção dos taludes do ribeirão Poços de Caldas e criasse planos de contingência para evitar a ruína da estrutura.

A última ocorrência foi em dezembro passando, quando parte da estrutura de uma pilastra começou a ceder e teve que passar por manutenção preventiva.


Faça uma assinatura trimestral digital do Jornal da Cidade por apenas R$ 30 e ganhe 2 ingressos para qualquer sessão no Centerplex Cinemas. Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!

Compre a edição digital do dia por apenas R$ 1! Pague por Paypal: e rápido, fácil e seguro!