DMAE anuncia redução no índice de perda de água

Programa de redução do DMAE atingiu meta prevista

O programa de redução de perdas do Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) teve início em agosto de 2014, em parceria com a H Operações.

O projeto tinha como meta reduzir o índice de perdas em 50 litros por economia por dia, passando as perdas de 334 litros por economia por dia para 284 litros por economia por dia, até agosto de 2016.

ESTRATÉGIA
A estratégia de combate às perdas previu duas ações importantes, que foi preparar as bases de combate às perdas em Poços de Caldas, o que aconteceu entre agosto de 2014 a julho de 2015, e a implantação das ações estruturais, que acontece entre agosto de 2015 a julho de 2016.

META ATINGIDA
Em janeiro de 2016, o programa de combate às perdas atingiu o menor índice de perda dos últimos dois anos: 320 litros por ligações por dia, somadas as perdas reais e aparentes. Isto significa que nos últimos dois anos o DMAE economizou 1.169.000 m³ (produção de água relativa a um mês), o que representa R$ 3,5 milhões no período e ainda possibilita o reinvestimento de recursos e garante a sustentabilidade do Projeto de Combate às Perdas do DMAE.

AÇÕES CONTÍNUAS
Para garantir o sucesso do programa de combate às perdas, o DMAE irá manter a estratégia adotada a partir de agosto de 2015 e manter os investimentos que realiza para melhorar sua infraestrutura de abastecimento. Assim, a autarquia vai manter o parque de hidrômetros renovado e moderno; apostando em modernas tecnologias de informação e de automação; além de gerenciar pressões; reparo de vazamentos de maneira integrada com as ações de caça vazamentos; renovar ativos, notadamente ramais e redes; identificar e eliminando fraudes; manter atualizados os cadastros técnico e de consumidores; e realizar adequada leitura dos medidores, sempre com novas tecnologias de telemetria.